Setor de benefícios foca em tecnologia
Gazeta Mercantil - 03/01/2007
Dentro dos importantes investimentos tecnológicos das empresas de serviços em busca de diferenciação, o segmento de cartões de benefícios tem mostrado ser intensivo em tecnologia da informação. Em dezembro de 2006, a Visa Vale já oferece o serviço de localização por meio de celular dos estabelecimentos que aceitam seu cartão. Assim os usuários acessam mapas para saber como chegar nos locais. O serviço surge apenas pouco mais de um ano depois da empresa começar a fazer testes para ofertar serviços pelo celular, como a consulta de saldos. Por sua vez, a Ticket Serviços tem investimentos de US$ 4,6 milhões programados apenas para novos projetos envolvendo TI e desenvolvimento de novas tecnologias, sem contar no que deve ser direcionado para manutenção e suporte da infra-estrutura de hardware e software, que na grande maioria das empresas brasileiras supera o volume voltado a criar novas ofertas. Nos últimos seis anos, a empresa investiu US$ 46,2 milhões em TI. A possibilidade de substituição dos antigos "vouchers" em papel para cartões, que ocorreu paulatinamente nos últimos anos, permitiu uma maior informatização dos serviços. Assim, as empresas se voltaram para dar a possibilidade aos clientes - tanto às empresas que oferecem benefícios como aos usuários individuais - de acessar informações e fazer operações pela internet, como a consulta a saldo disponível para o mês, pagar reembolso ou pedir reemissão de cartões, por exemplo. Agora elas partem para uma fase de inovações, chegando ao celular. O investimento total da empresa em TI fica anualmente entre 5,5% e 8% de seu faturamento. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, divulgado em abril de 2006, a média nacional, contabilizando todos os setores, é de 5,3% dedicada à tecnologia.