15/01/09 11h43

Setor automotivo voltará a crescer já no 1º tri

Folha de S. Paulo - 15/01/2009

A indústria automotiva voltará a crescer neste primeiro trimestre puxando para cima a indústria como um todo. A análise é de Bráulio Borges, economista-chefe da LCA Consultores, com base em dados de licenciamento e estoque do início deste mês. Segundo ele, a participação direta do setor automobilístico sobre o total da produção manufatureira é de 9%. Ao considerar os reflexos sobre toda a cadeia produtiva, o peso do setor sobe para 23%. "Cerca de um quarto da indústria brasileira está ligada de alguma forma ao setor automotivo." Após duas quedas de 12% e 23%, respectivamente em outubro e novembro de 2008, o número de licenciamentos de veículos se estabilizou em dezembro. E, nos primeiros oito dias úteis de janeiro, houve uma alta de 24% sobre o mesmo período do mês anterior. Os estoques nos pátios das montadoras também caíram, de 56 dias em novembro para 36 dias em dezembro. "Com queda nos estoques e aumento das vendas, a indústria terá que produzir mais veículos", afirma Borges. O retorno da expansão da indústria automotiva, no entanto, não torna incoerentes as demissões no setor, diz Borges. Segundo ele, o tombo do setor foi muito forte em 2008 e, apesar do crescimento, a produção industrial ainda ficará abaixo do patamar pré-crise. Para Borges, a atividade do setor só retornará ao nível anterior à crise no segundo semestre deste ano, quando os possíveis cortes na Selic começarem a fazer efeito. Mas antes do reaquecimento, o mercado ainda verá mais números negativos para a indústria. A expectativa de Borges é que a produção total da indústria recue 8% no quarto trimestre de 2008 ante o período anterior, puxada pelo setor automotivo. Apenas o setor de veículos se desacelerou em 32,4% entre outubro e dezembro, segundo dados da Anfavea dessazonalizados pela LCA.