05/05/11 11h19

Setor automotivo aumentará aportes para marketing em 2011

DCI

Aproveitando o bom momento da indústria automotiva no Brasil, grandes empresas já anunciaram que irão ampliar os investimentos em marketing para 2011. É o caso da Kasinski, fabricante de motos, e da Jac Motors e Chevrolet. Uma pesquisa realizada pela Nielsen Company apontou que do faturamento de US$ 503 bilhões da publicidade no mundo em 2010, 20% foi destinada ao setor automotivo.

No Brasil, somadas as oito empresas do setor automotivo que mais investiram em publicidade, marketing e mídia o montante de 2010 fica em R$ 5,6 bilhões (US$ 3,5 bilhões), e em 2011 a expectativa é crescer 9,5%, contra 5,6% da expectativa de crescimento global, de acordo com os números do Ibope Monitor. "Passada a crise global de 2008, os grandes líderes do setor automotivo voltaram a investir amplamente nos mercados emergentes, que ainda eram carentes de investimentos pesados em publicidade", afirmou Janaína Briovick, especialista em marketing e professora da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

Para a acadêmica, o crescimento no investimento global em publicidade, 10% maior ante 2009, foi puxado por países emergentes. "Segundo os números da pesquisa, a Índia, o Egito e Taiwan destacaram-se em 2010 como países emergentes. Para 2011, a aposta de analistas de todo o mundo é que o Brasil desponte como um agente que irá alavancar os investimentos nos próximos anos", afirmou, fazendo menção ao fato de a classe média ter entrado na briga por compra de automóveis nos últimos anos.

E é para aumentar a fatia do mercado que Cláudio Rosa Júnior, presidente da Kasinski, anunciou investimento de R$ 50 milhões (US$ 31,3 milhões) em 2011, e R$ 100 milhões (US$ 62,5 milhões) em 2012. Com o novo slogan "Kansisnki Revolucionária", a marca vem se consagrando no Brasil dentro do segmento de duas rodas e, de acordo com o executivo, isso se deve ao amplo trabalho de recolocação da marca. De olho em outro público-alvo, mas apostando alto na publicidade também, a Chevrolet lançou ano passado a campanha de divulgação para a Montana. Sem abrir números de investimentos, a gerente de Marketing Fernanda Bertocini afirmou apenas que a estratégia de atingir jovens, aventureiros em cursos de especialização deu certo. Para completar as vendas, Bertocini afirmou ainda que houve um grande investimento em internet.

Com o apresentador Faustão como garoto-propaganda a chinesa Jianghuai Automobile Company (Jac Motors) também entrou no mercado brasileiro com o pé direito. De acordo com Sergio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil, o grupo investiu cerca de R$ 380 milhões (US$ 237,5 milhões) para vender os carros importados da JAC no Brasil, montante do qual 36% - R$ 140 milhões (US$ 87,5 milhões) - foram voltados para a campanha da marca. "Dois anos atrás, 52% de nossos clientes afirmavam ter resistência [a comprar um carro chinês]; um ano atrás isso caiu para 35%," afirmou o executivo, em entrevista recente ao DCI. E ele completou, dizendo: "O que aconteceu é que a crise financeira global de 2008 projetou o Brasil no exterior, mas também fez a mesma coisa com a China".