18/05/10 11h21

Setor atacadista vive euforia e prevê novos recordes este ano

DCI

Se o ano de 2009 foi bom para segmento atacadista distribuidor, que teve faturamento de R$ 131,8 bilhões (US$ 66,9 bilhões), as projeções para 2010 são ainda mais otimistas, com expectativa de crescimento de até 30% por parte de redes do setor. A Associação Brasileira de Atacadistas e distribuidores de produtos industrializados (Abad) tem projeção de crescimento de 6% para o segmento em 2010. Em 2009, o setor cresceu, em termos reais, 4,1% em relação ao ano anterior, acima das expectativas da Abad, que projetava avanço de 3%. A cadeia alimentar varejista movimentou R$ 252,7 bilhões (US$ 128,3 bilhões), montante em que 52,2% foram de participação dos atacadistas distribuidores.

Com faturamento superior a R$ 860 milhões (US$ 436,6 milhões) em 2009, o Grupo Roldão Atacadista se prepara para crescer 30% neste ano, passando de R$ 1 bilhão (US$ 571,4 milhões) em receita. Para isso, investirá cerca de R$ 30 milhões (US$ 17,1 milhões) ao longo do ano, com abertura de um centro de distribuição que dentro de 5 meses estará em funcionamento, e com inauguração de três lojas, totalizando 15 unidades no estado. "Até 2012, investiremos em lojas no Estado de São Paulo, mas a partir daí, queremos avançar para todas as regiões do País" afirmou Ricardo Roldão, presidente da empresa. O Roldão ocupa a terceira posição no ranking geral da Abad no Estado de São Paulo e, no cenário nacional, está em sétimo lugar. A empresa pretende avançar com algumas medidas que vão da contratação de executivos de mercado ao ajuste do mix de produtos, segundo o presidente do grupo.

O Grupo Pão de Açúcar pretende reforçar sua bandeira também no atacado. Das 100 novas lojas com abertura prevista este ano, 18 serão Assaí, um dos formatos que trazem maior rentabilidade para o grupo. O Carrefour, que investirá R$ 2,5 bilhões (US$ 1,43 bilhão) este ano, pretende expandir o braço Atacadão da rede, de atacado de autosserviços, também para regiões do nordeste. Outra grande rede que pretende ampliar sua participação no formato atacado é a norte-americana Walmart, que já confirmou que, das 100 unidades que quer abrir este ano, a maioria será de Maxxi Atacado e TodoDia, suas bandeiras mais populares.