Setor atacadista distribuidor cresce 5,9% no primeiro semestre do ano
Os meses de abril e maio se destacaram como fortes impulsionadores do bom resultado no período
Mercado e ConsumoO mercado atacadista distribuidor nacional encerrou o primeiro semestre de 2024 com crescimento de 5,9% no comparativo com o ano anterior, de acordo com os dados do Termômetro Abad NielsenIQ, pesquisa mensal responsável por detalhar o faturamento médio do setor.
Desde março, mês que apresentou queda de 4,5% em relação ao mesmo mês de 2023, o setor entrou em uma sequência importante de recuperação e crescimento, composta por aumento do faturamento em 10,7% em abril, 6,1% em maio e 6,6% em junho. No comparativo mês a mês, junho apresentou retração de 4,9% ante maio, cenário que também foi observado em 2023.
A Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad) ressalta que os meses de janeiro e fevereiro também foram positivos, com crescimento de 8,5% e 9,4%, respectivamente, na mesma base de comparação.
“O desempenho no primeiro semestre deste ano reflete a resiliência do setor frente aos desafios. Em um contexto de flutuações econômicas globais e instabilidades internas, nossa capacidade de manter um crescimento robusto demonstra a eficácia das estratégias adotadas e a força do mercado interno brasileiro”, afirma Leonardo Miguel Severini, presidente da Abad. “Estamos confiantes de que, ao continuar focando em inovação, eficiência operacional e adaptação às necessidades dos consumidores, manteremos uma trajetória positiva para o restante do ano”, destaca Severini.
Para esse crescimento acumulado, as empresas com faturamento superior a R$ 100 milhões foram as que mais contribuíram, já que foram as únicas a obter superávit de dois dígitos (19,8%). Na sequência, as pequenas empresas, com faturamento entre R$ 1,5 milhão e R$ 25 milhões (8,8%); e as empresas que faturam de R$ 25 milhões a R$ 45 milhões (3,2%). As companhias com faturamento entre R$ 45 milhões e R$ 100 milhões tiveram decréscimo de 0,8%.