Serviços gratuitos de apoio à exportação chegam a Guarulhos
Poupatempo do Exportador, serviço itinerante do SP Export criado pela Investe SP, será realizado na cidade em 30 de março para ajudar empresas da região; Inscrições e agendamento para serviços gratuitos estão abertas
Investe SPA Investe São Paulo, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Prefeitura de Guarulhos, promovem na quinta-feira, 30 de março, o 5º SP Export, a partir das 9h no Teatro Adamastor, na Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo, em Guarulhos. Para participar gratuitamente, basta inscrever-se neste link de forma 100% gratuita.
O SP Export, programa de apoio às exportações paulistas, é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. No dia 21 de março, a prefeitura realizou uma coletiva de imprensa na Associação Comercial de Guarulhos para tirar dúvidas e esclarecer informações sobre o evento.
A ação é composta basicamente de duas frentes: o Seminário de Capacitação, com palestras e painéis com instruções importantes para ajudar empresas da região a exportar, conquistando novos mercados para seus produtos, e o Poupatempo do Exportador, que concentra, no mesmo espaço, a possibilidade de atendimento por diversas empresas e instituições essenciais nesse processo.
“O objetivo é auxiliar pequenas, médias e grandes empresas a desenvolver novos negócios, ganhar competitividade e gerar empregos e renda por meio das exportações”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-governador de SP, Márcio França, que lançou o SP Export em 2015.
“Apostamos na internacionalização das empresas como propulsoras da inovação e do desenvolvimento de negócios. E o programa já deu resultados, como comprovou o crescimento das exportações no Estado de SP e no Brasil em 2016”, disse Sérgio Costa, diretor de Relações Institucionais da Investe São Paulo.
Para o prefeito de Guarulhos, Gustavo Costa (Guti), "A localização estratégica da cidade Guarulhos, que abriga o maior aeroporto da América Latina e é cortada pelas principais rodovias do país, a torna ideal para a instalação das empresas que trabalham com exportação".
“Nosso objetivo durante os próximos quatro anos é colocar Guarulhos como a segunda cidade com mais empresas exportadoras no Estado e a 12ª no País. Para isso contamos com o apoio da Investe SP e do Governo do Estado para que possamos chegar a 1000 empresas que exportam, aumentando a competitividade de nossa indústria e fortalecendo a geração de riquezas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnologia e Inovação da cidade, Rodrigo Barros.
Seminário SP Export e Poupatempo do Exportador
Após a cerimônia de abertura serão realizadas palestras curtas ao longo do dia. Ao mesmo tempo atuará o Poupatempo do Exportador, por meio de representantes de instituições públicas e privadas, sempre disponíveis para prestar atendimento ao empreendedor in loco, adiantando informações importantes e tirando dúvidas.
Apresentações
Confira abaixo os horários das mini-apresentações:
12h00-12h30 - Inteligência comercial aplicada aos negócios internacionais (Apex Brasil)
12h30-13h00 - Como receber pagamentos do exterior (Paypal)
13h00-13h30 - Exportar e crescer: Linhas de Financiamento (Desenvolve SP)
13h30-14h00 - Formação de preços para exportação (Sebrae SP)
14h00-14h30 - Como receber pagamentos do exterior (Paypal)
14h30-15h00 - Adequação de Produto para Exportação - case (IPT)
15h00-15h30 - Plano de Negócios para Exportação (Sebrae SP)
15h30-16h00 - Linhas de financiamento para o comércio exterior (BNDES)
16h00-16h30 - Inteligência comercial aplicada aos negócios internacionais (Apex Brasil)
16h30-17h00 - Capacitação para Exportar (Investe SP)
Atendimentos – Poupatempo do Exportador
Confira abaixo as instituições disponíveis por área de atuação:
• Capacitação (Ceciex, Correios, Sebrae-SP)
• Financiamento (Desenvolve SP e BNDES)
• Adequação de Produtos (IPT, Fundepag e ITAL)
• Estudos de Inteligência Comercial (Apex-Brasil,Fiesp/Ciesp e Investe SP)
Confira como foram as edições do SP Export em Campinas (287 participantes, 152 atendimentos), Sorocaba (296 participantes, 82 atendimentos), Franca (167 participantes, 66 atendimentos) e Ribeirão Preto (232 participantes, 82 atendimentos).
Sobre o SP Export
Coordenado pela Investe São Paulo e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação, o Programa Paulista de Apoio às Exportações – SP Export – tem o objetivo de aumentar o volume de exportações de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.
O SP Export é realizado por meio de parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e integra o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), conforme convênio assinado no final de 2015.
Estão incluídos no programa missões de empresas brasileiras para prospecção de mercados internacionais, apoio à vinda de potenciais compradores e exportadores estrangeiros e seminários de capacitação, além de atendimento gratuito por meio do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), da Apex-Brasil e ESPM, e do Poupatempo do Exportador, iniciativa itinerante que leva serviços informações de diversas instituições distintas às principais regiões metropolitanas do Estado.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 12.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.
A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.
Para mais informações, acesse www.apexbrasil.com.br.