19/06/15 15h34

Sempre um bom negócio esperando por você

Folha de S. Paulo

Mesmo em um cenário macroeconomico desafiador, o setor de franquias vive um bom momento no Brasil. De acordo com o estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento acumulou em 2014 receita de R$ 128,9 bilhões e apresentou incrementos de 8,8% no número de redes franqueadoras, que subiu de 2.703 em 2013 para 2.942 no ano passado, e de 6,5% no de postos de trabalho, passando de 1.029.681 para 1.96.859, bem como na quantidade de unidades, que cresceu 9,8% totalizando 125.641.

"Os principais fatores para esse desempenho foram a abertura de novas lojas, a manutenção em níveis relevantes do emprego e da renda e as mudanças comportamentais observadas há alguns anos, como a busca por qualificação profissional, a necessidade de se alimentar fora do lar e a a presença da mulher no mercado de trabaho", afirma o diretor de treinmento, cursos e eventos da ABF, Juarez Leão. Somado a esses fatores o setor vem mostrando força e resistência em períodos econômicos sensíveis, especialmente pela natureza em rede do sistema de franquias.

Segundo Juarez, os franqueados contam com a experiência de outros empreendedores que já passaram por situações desafiadoras. Além disso, em um mometno de adversidade, negociar em bloco com fornecedores ou mesmo desenvolver promoções sustentáveis fica mais fácil. "Quando o mercado de trabalho não está aquecido, os profissionais - muitas vezes bem capacitados e com recursos - buscam alternativas e o franchising surge como uma opção consitente e rápida", comenta. Para o diretor, embora o crescimento do páis como um todo não esteja tão acelerado, certas conquistas da estabilidade econômica não devem regredir.

Ainda em 2014, os segmentos que apresentaram maior crescimento de faturamento foram: Comunicação, Informática e Eletrônicos, com 27%; Acessórios Pessoais e Calçados, com 19%; Casa e Construção, 17%; Educação e Treinamento, 12% e VEículos com 9%.