20/09/11 17h48

Seminário para empresários japoneses aborda oportunidades de investimento no Estado de São Paulo

Investe São Paulo participa de evento destinado a empresários japoneses do setor de infraestrutura

O gerente Internacional da Investe São Paulo, Luís Arbex, participou nesta terça-feira, 20 de setembro, do Seminário sobre Oportunidades de Investimentos, organizado pela Japan External Trade Organization (Jetro) e pela Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O seminário foi realizado no Hotel BlueTree Towers - unidade Paulista, com início às 9 horas e término às 12h30, e contou com a participação do secretário executivo do Comitê Paulista da Copa, André Megale; do representante da Unidade de Parcerias Público-Privadas da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Marcelo Peixoto Vieira; do gerente de Planejamento de Engenharia e Meio Ambiente da Infraero, André Luiz de Lima; além de uma comitiva de aproximadamente 15 empresários japoneses do setor de infraestrutura.

Durante o evento, Megale apresentou todos os projetos que estão em andamento para a Copa do Mundo de 2014, explicando que os investimentos vão além da construção do estádio nem se restringem à cidade de São Paulo.

Quanto às parcerias público-privadas, Vieira ressaltou a recente edição do decreto que regulamenta a Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP), medida que possibilita às empresas apresentarem projetos de investimento na modalidade de Parceria Público Privada – PPP. Ele destacou que, hoje, São Paulo disponibiliza R$ 3 bilhões por ano para esse tipo de parceria, porém usa apenas 5% de seu potencial.

Em relação aos investimentos que serão feitos nos aeroportos brasileiros até 2014, Lima mostrou como funcionam os processos de licitações na Infraero e apresentou os projetos que estão em andamento. Ressaltou também que encontros como esse aumentam as possibilidades de atração de novas tecnologias para projetos de melhoramento da infraestrutura aeroportuária brasileira.

Quanto ao trabalho desenvolvido pela Investe São Paulo, Arbex explicou que a Agência ajuda os investidores a se instalarem no Estado. “A Investe São Paulo oferece assessoria tributária, ambiental e de infraestrutura gratuitamente às empresas, contribuindo para que elas encontrem um ambiente de negócios atraente”, ressaltou o gerente, colocando a Agência à disposição dos investidores.

A Jetro Business Mission (Infrastructure), atual missão de investidores nipônicos ao Brasil, veio ao País para visitar cidades-sede da Copa do Mundo 2014 e conhecer as oportunidades de investimentos em infraestrutura. Depois do evento, a missão se dirigiu à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ano passado, a Jetro organizou outra missão empresarial ao Brasil, composta por três grupos de investidores, interessados nos setores automobilístico, mercado consumidor e eletroeletrônicos, que visitaram São Paulo e outros estados.