07/03/18 12h07

Seminário no Ciesp Campinas reunirá empresários chineses

Grande parte do volume investido no Brasil, em 2017, teve o município como destino, como a aquisição da CPFL Paulista e fábrica de painéis solares BYD

DCI

As indústrias chinesas têm intensificado seus investimentos no Brasil nos últimos anos em vários setores, como energia, logística, agricultura, automobilístico e construção civil. Em 2017, o montante chegou a US$ 20,9 bilhões, maior volume desde 2010.

Atentos ao ritmo dessas negociações, que deve aumentar ainda mais nos próximos anos, com a retomada de crescimento da economia nacional, a Prefeitura de Campinas - por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, com o intermédio do Departamento de Cooperação Internacional -, e o Conselho Chinês de Promoção do Comércio Internacional (CCPIT) promovem na próxima sexta- feira (9) o seminário “Oportunidade de Negócio – China e Campinas”, na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional Campinas, a partir das 9h30.

Grande parte do volume investido em 2017 no Brasil teve como destino o município de Campinas. Como exemplos estão a aquisição da CPFL Paulista por um grupo chinês, o desembarque da fabricante de veículos e painéis solares BYD, a instalação de um centro de pesquisas, e o anúncio da Qualcomm sobre montar uma fábrica de celulares na cidade, e algumas outras empresas interessadas em se instalar e explorar o mercado local.

Além dos ativos, que se encontram com valores atrativos, as empresas da China também estão em busca de tecnologias, parcerias e mão de obra especializada no País, por isso o destaque dado ao evento que será realizado na Ciesp de Campinas. Entre as várias autoridades que devem participar do encontro está o cônsul-geral da China em São Paulo, Chen Peijie.

Apresentações

O seminário terá painéis com temas voltados às oportunidades de negócios entre os mercados chinês e brasileiro. “O objetivo é prestar informações de como empresas de Campinas e da China podem fazer bons negócios nestes dois mercados”, destaca Tak Chung Wu, diretor de Cooperação Internacional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campinas. “Nos painéis apresentaremos assuntos relevantes para estas transações internacionais, como os principais produtos que o mercado chinês importa e exporta e o potencial de Campinas como polo de negócios”, acrescenta o diretor.

Experiências

Um dos palestrantes convidados para falar no seminário é o CEO da Engetax Elevadores e vice-presidente de Projetos Especiais da Associação Regional das Empresas do Mercado Imobiliário (Habicamp), José Ricardo Schmidt. Há quatro anos a empresa dele, sediada em Campinas, mantém uma parceria com a IFE, uma das maiores fabricantes de elevadores, esteiras e escadas rolantes do mundo, com produção de 18 mil unidades em 2017, o dobro do que é vendido no mercado brasileiro.

Schmidt vai contar aos empresários da região sua experiência com os chineses, cuja sede fica em Donguan (cidade irmã de Campinas). “A relação de negócios vai além do comercial, ela abrange também a cultura, a potencialidade e o respeito, sem falar da enorme receptividade dos chineses para com as empresas brasileiras, que fazem questão de nos levar para visitas às cidades do país, para que conheçamos a cultura de cada local”, explica o CEO da Engetax Elevadores.