23/02/24 14h54

Semil impulsiona parceria em pesquisas entre São Paulo e província japonesa

Em sua terceira edição, Programa de Mobilidade Virtual amplia troca de ideias sobre desenvolvimento e sustentabilidade entre os jovens

Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

Com encontros de trabalhos e oficinas entre as regiões, o “Programa de Mobilidade Virtual – Intercâmbio de Jovens São Paulo – Brasil & Aichi – Japão”, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), vem estimulando a produção de artigos por jovens estudantes paulistas com interesses em comum junto a colegas da província japonesa de Aichi. Em sua terceira edição, o programa segue garantindo o amplo debate sobre os desafios ambientais destes territórios, algo que no futuro certificará estudantes e pesquisadores participantes.

“O programa possibilita que dois lugares extremamente distantes geograficamente e com biodiversidades tão distintas estejam lado a lado junto à preservação em uma troca de experiências”, comenta Jônatas Souza da Trindade, subsecretário de Meio Ambiente.

Direto da África, Oliver Hillel, que por 17 anos coordenou o programa de apoio a governos subnacionais da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica (CDB), participou da última oficina e destacou a relevância das informações trocadas entre os estudantes, ao ver que os japoneses conheceram por meio dos estudos dos paulistas, aspectos que não sabiam sobre a sua província.

Em sua segunda participação, a jovem estudante japonesa Moeka Sugisaki, enfatiza a importância em saber as medidas e políticas públicas aplicadas por São Paulo. Segundo ela, estas vão agregar valor às suas pesquisas, e no futuro, serão apresentadas às autoridades locais.

No próximo ano, em uma viagem planejada para a Austrália, a pesquisadora Nodoka Kudo conta que aproveitará o aprendizado adquirido nas oficinas com os colegas paulistas para o desenvolvimento de seu estudo sobre biodiversidade. “Quero ser uma pessoa que solucione os problemas relacionados a esse tema no mundo”, avalia. Nodoka agradece a parceria com o governo de São Paulo. Do lado de cá, a recíproca é verdadeira. “Fico feliz em observar o destaque dado no debate à proteção das áreas verdes e à participação da sociedade civil, e com os jovens à frente”, afirma a pesquisadora paulista Clariana Monteiro.

Renovação do programa

No total foram realizadas três edições, com jovens de 18 a 29 anos, e pessoas envolvidas em grupos de ação e engajamento do tema (ONGs, projetos socioambientais, grupos de monitores ambientais etc), estimulando a corresponsabilidade na proteção ambiental, com enfoque especial na temática da conservação de ecossistemas, em colaboração com diversos atores.

A iniciativa faz parte de uma das ações acordadas pelo Protocolo de Intenções (MoU) assinado em 2018 entre os dois governos subnacionais e com sua primeira edição no período da pandemia da COVID-19, em 2021, quando tratou dos temas “Biodiversidade e do Lixo no Mar”, durante as reuniões que ocorreram de modo online, e que contam sempre com apoio de tradução simultânea português-japonês.

Com renovação histórica em 2023 que garantiu a continuidade do programa após encontro entre durante a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, e o governador de Aichi, Hideaki Ohmura, o programa seguirá rendendo frutos, e em breve, terá sua quarta edição.

Fonte: https://semil.sp.gov.br/2024/02/semil-impulsiona-parceria-em-pesquisas-entre-sao-paulo-e-provincia-japonesa/