07/01/10 11h58

Semanas de moda atraem 30% mais investimento

Valor Econômico

Modelos altas e lindas, gente moderna, "antenada", "descolada" e muita inovação. É esse clima que as empresas patrocinadoras do Fashion Rio e da São Paulo Fashion Week (SPFW) querem transferir para suas marcas. Este ano, segundo Paulo Borges, presidente da Luminosidade, empresa à frente da 16ª edição do Fashion Rio, que começa amanhã na capital carioca, e da SPFW, agendada para semana seguinte, em São Paulo, as companhias patrocinadoras das quatro edições de 2010 dos dois eventos estão investindo 30% mais do que no ano passado.

"Em 2009, mesmo com a crise, crescemos 8% sobre 2008. Mas, muita empresa deixou de fazer lançamentos, que serão o forte das edições deste ano", afirma Borges. Um deles é o da Coca-Cola Light Plus, bebida de baixa caloria que está substituindo a Coca-Cola Light e que vem acrescida de vitaminas B3, B6 e B12 e dos minerais magnésio e zinco.

"Nós apresentamos as tendências, o que vai ser usado. As empresas querem transferir esse clima de inovação para os produtos que estão lançando", afirma Borges. A Unilever, por exemplo, está aproveitando tanto a SPFW como o Fashion Rio para promover a linha Seda de produtos para o cabelo. "A marca está passando desde setembro por uma reformulação, sendo reposicionada entre produtos mais premium. Estar em eventos de moda aceleram essa mudança de imagem da marca na cabeça das pessoas", diz Erik Galardi, diretor de marketing de produtos para cabelo da Unilever.

Outro fator de atração para as marcas é o público das semanas de moda, formado por jornalistas, estilistas e celebridades. "São formadores de opinião", diz a diretora de marketing da Nivea Brasil, Maria Laura Santos, que pelo sexto ano consecutivo está patrocinando o Fashion Rio. "Mas, além deles, há a oportunidade de gerar interatividade com a consumidora e levar a marca para o dia a dia dela por meio de ações como publieditoriais, anúncios e vinhetas em TV feitos durante o evento."

Segundo Paulo Borges, a procura de empresas querendo patrocinar os eventos cresceu tanto que foi preciso até fazer uma espécie de seleção. O Fashion Rio deste ano, por exemplo, atraiu mais patrocinadores: nove contra sete e um investimento 15% maior: R$ 11 milhões (US$ 6,4 milhões) frente aos R$ 9,5 milhões (US$ 5,5 milhões) de 2008.