Seis cursos da Unesp de Rio Preto recebem cinco estrelas em avaliação
Cursos da Famerp também foram bem avaliados e receberam quatro estrelas
Diário da RegiãoSeis dos nove cursos oferecidos no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) de Rio Preto conquistaram cinco estrelas no Guia da Faculdade, uma das mais abrangentes avaliações do ensino superior brasileiro, realizada desde 2018 pela startup Quero Educação em parceria com o jornal Estadão.
Os cursos reconhecidos pelos avaliadores pela qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura foram letras (licenciatura), letras (tradução), pedagogia, matemática, química e engenharia de alimentos.
Para Mônica Galindo, vice-diretora do campus da Unesp em Rio Preto, o reconhecimento da qualidade da universidade pública é resultado do trabalho desenvolvido pela instituição, que começa pela formação dos professores.
“Todos os nossos docentes são doutores com vocação para a pesquisa. Isso reflete na qualidade do ensino. Nosso método de aprendizado está amparado no tripé ensino, pesquisa e extensão. Isso significa que, além de formar excelentes profissionais, estamos contribuindo com a sociedade à medida que trabalhos são desenvolvidos para beneficiá-la diretamente, seja por meio de políticas de inclusão, de discussão sobre problemas sociais e até de descobertas científicas”, diz.
Segundo a pesquisa, todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade. Após se cadastrarem para participar da avaliação, as instituições indicam todos os cursos superiores que estão recebendo novos alunos. O coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: Projeto pedagógico (características da proposta de ensino do curso), Corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso) e Infraestrutura (condições de materiais e equipamentos oferecidos).
Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores voluntários, que dão notas de 1 a 5 aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham. Cinco estrelas significa excelente. Quatro estrelas, muito bom. E três estrelas, bom. Instituições de ensino avaliadas com uma ou duas estrelas não aparecem no Guia.
Os outros três cursos do Ibilce (ciência da computação, ciências biológicas e física) foram considerados quatro estrelas, o que também é motivo de comemoração.
A Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) é outra universidade pública de Rio Preto bem avaliada. Os cursos de medicina, enfermagem e psicologia conquistaram quatro estrelas neste ano. “Esta avaliação é um reconhecimento do trabalho árduo de nossos professores, funcionários e estudantes, que se esforçam para alcançar altos padrões de ensino, pesquisa e atendimento à comunidade. Embora estejamos orgulhosos de nossa avaliação, reconhecemos que sempre há espaço para melhorias. Continuaremos a investir em nossos docentes e infraestrutura para, num futuro breve, alcançarmos a nota máxima em todos os cursos, inclusive naqueles que estão para ser inaugurados”, afirmou Francisco de Assis Cury, diretor-geral da Famerp.