19/06/12 14h50

Seis cidades da região tem a melhor educação do país

O Vale

Um levantamento do movimento 'Todos Pela Educação” coloca a rede municipal de ensino de 6 das 39 cidades da região na ‘elite’ dos melhores do país. Segundo o estudo, as redes com melhores desempenho no Vale são Arapeí, Campos do Jordão, Lagoinha, Roseira, São Bento do Sapucaí e Taubaté.

O mapeamento mostra que essas cidades fazem parte de um grupo de 334 municípios brasileiros que atingiram todas as metas intermediárias de aprendizagem previstas para o 5º e 9º ano do ensino fundamental.

As metas avaliam a quantidade de alunos com aprendizagem considerada adequada para a sua série escolar. A avaliação foi feita com base nos indicadores da Prova Brasil, realizada desde 2005 a cada dois anos pelo governo federal, em língua portuguesa e matemática.

“Se essas cidades mantiverem este mesmo ritmo de resultado nos próximos anos, são grandes as chances de atingirem a Meta 3 final”, informou por nota a entidade. A Meta 3, definida pela própria ONG (organização não-governamental), determina que até 2022, ano do bicentenário da Independência, a qualidade da educação no Brasil seja semelhante a dos países desenvolvidos, com 70% dos alunos com aprendizagem adequada a série.

Avaliação. As prefeituras das cidades da região que atingiram as metas previstas informaram que o investimento no professor deve ser a principal causa do bom desempenho.

“Temos um forte trabalho de formação continuada do professor e temos um sistema apostilado que garante ao aluno acompanhar o conteúdo mesmo se mudar de escola”, afirmou Márcia Gonzalo, coordenadora pedagógica da Prefeitura de Taubaté.

O prefeito de Lagoinha, José Sérgio de Campos (DEM), afirmou que ampliou os investimentos com cursos de preparatórios de professores. “Os professores são dedicados e têm realizado uma série de cursos custeados pela prefeitura, inclusive aos finais de semana”, afirmou. Representantes das demais cidades do grupo não foram localizados ontem para comentar o assunto. Cada cidade tem uma meta específica determinada com base no desempenho histórico.