17/08/09 11h15

Segmento popular ganha espaço nas vendas das empresas Cyrela e Rossi

DCI

A Cyrela anunciou projeções para vendas, lançamentos e margens em 2009 e 2010 que sinalizam a crescente participação do segmento econômico nos negócios da companhia. Segundo a Cyrela, a participação da Living - braço da maior incorporadora do País no segmento imobiliário econômico - nas vendas totais deve ficar entre 30% e 35% este ano e subir para 40% ou até 50% em 2010.

"A Living tem mostrado em agosto de 2009 vendas mais quentes do que no período pré-crise, como julho de 2008", disse o presidente e controlador da Cyrela, Elie Horn, em teleconferência com analistas. A expansão das vendas da empresa controlada vem na esteira principalmente do lançamento do programa "Minha Casa, Minha Vida", que prevê R$ 34 bilhões (US$ 17,9 bilhões) para a construção de um milhão de moradias. Em 2009, dois terços dos lançamentos da Living deverão se enquadrar no programa.

Para este ano, a empresa prevê lançamentos de R$ 4,6 bilhões (US$ 2,4 bilhões) a R$ 5,1 bilhões (US$ 2,7 bilhões), com projeção de vendas nesse mesmo intervalo. Para 2010, a expectativa é de lançamentos de R$ 6,9 bilhões (US$ 3,6 bilhões) a R$ 7,1 bilhões (US$ 3,7 bilhões), com crescimento de 50% e vendas entre R$ 6,2 bilhões (US$ 3,3 bilhões) e R$ 6,9 bilhões (US$ 3,6 bilhões), uma alta de 35%. A Cyrela anunciou na última semana que atingiu lucro líquido de R$ 157,07 milhões (US$ 82,7 milhões) no segundo trimestre, acima dos R$ 94,03 milhões (US$ 49,5 milhões) registrados em 2008.

A Rossi Residencial também pretende destinar cerca de 50% dos lançamentos em 2009 ao segmento econômico, afirmou o diretor financeiro e de Relações com Investidores da construtora, Cássio Audi. Conforme o executivo, unidades com esse perfil respondem por 52% do volume lançado pela Rossi no ano até agora. Segundo Audi, o programa do governo federal "Minha Casa, Minha Vida", a queda da taxa de juros e a melhora da confiança explicam o desempenho positivo do mercado imobiliário este ano, sobretudo a partir do segundo trimestre.