10/03/11 14h42

Segmento de pneus aposta em fatura bilionária

DCI

A recuperação no mercado de revenda de peças e acessórios automotivos chegou ao mercado este ano, depois de uma queda também por conta da renovação da frota nacional, que reduziu as vendas de alguns produtos no setor de veículos, já que a maioria da população começou a comprar carros zeros. Agora, revendedoras de pneus miram faturamento que ultrapassa a marca do bilhão para 2011, além de investirem na expansão dos negócios. Os casos da DPaschoal e da Della Via refletem bem a perspectiva otimista desse mercado, que para especialistas na área de varejo e atacado para o setor de veículos é um momento chave de mudanças. No caso da DPaschoal, após quase cinco anos de queda nos resultados, projeta ganhos anuais de R$ 1,8 bilhão (US$ 1,1 bilhão).

Já a Della Via, que revende produtos da Pirelli, programa a abertura de 30 lojas com investimento de R$ 20 milhões (US$ 11,8 milhões). O plano de expansão da Della Via considera o biênio de 2010 e 2011 e é considerado ousado. A implantação das novas unidades está planejada para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. A primeira loja deve ser inaugurada no próximo mês (abril), no município de Diadema, no Grande ABC, região paulista que a empresa considera estratégica. Cada ponto de venda emprega diretamente pelo menos 15 pessoas. "A concentração do negócio é maior na Grande São Paulo. Somente a capital paulista tem mais de seis milhões de veículos em circulação, então o crescimento se mantém nas metrópoles", afirmou o diretor Comercial da Della Via, Sergio Delamuta. Segundo ele, a expectativa de crescimento da companhia para este ano é alinhada com a da Pirelli: de 17% a 20%.

A empresa cresceu 32% no ano passado, quando 1,7 milhão de pneus fabricados pela Pirelli foi revendido nas 54 lojas que a Della Via mantém no País, principalmente nas Regiões Sul e Sudeste. A meta da companhia para 2011 é comercializar dois milhões de peças. Anualmente, o mercado brasileiro movimenta de 60 a 65 milhões de pneus, de acordo com Delamuta. "O segmento tem crescido de forma consistente, algo em torno de 20% ao ano", observou o empresário. Diferente de outras atividades econômicas, o ramo de pneus não sofreu as conseqüências da crise financeira mundial, entre 2008 e 2009. "O comportamento do consumidor foi favorável às vendas, porque ele se voltou a cuidar do carro antigo, fazendo reformas e comprando novos componentes", analisou Delamuta. No período da crise, a Della Via registrou um crescimento de 45%.