02/10/23 15h31

Secretário de Desenvolvimento Econômico visita cidades do interior de SP para promover coalizões empresariais

Lançamento do Polo de Saúde de Ribeirão Preto é resultado das ações da pasta que seguem as diretrizes do governador Tarcísio de Freitas para o desenvolvimento regional; Santa Rita do Passa Quatro, Bebedouro e Sertãozinho também foram visitados

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SP

Em 31 de janeiro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, montou a primeira coalizão empresarial em Ribeirão Preto, iniciativa que reuniu o empresariado local para contribuir com o poder público em medidas de desenvolvimento regional. De lá para cá, foram realizados diferentes encontros e ações para discutir as vocações da região, conhecida por ser uma potência no agronegócio.

Na quinta-feira (28), um dos primeiros resultados da coalizão de Ribeirão Preto foi a implantação de um polo de saúde, proposta apresentada pelos empresários ao secretário. O polo reunirá toda a cadeia produtiva de equipamentos médicos, envolvendo também startups, faculdades de medicina e outros mecanismos do segmento.

“O plano que estamos fazendo é identificar as empresas do segmento que não estão aqui, usar a Desenvolve SP, que é um braço de fomento para oferecer crédito, envolver prefeituras, que têm incentivos próprios, e também podemos trazer qualificação profissional para atender a demanda e usar a capilaridade do entorno. Temos as escolas de medicina que são muito fortes, o parque tecnológico, além das empresas do segmento. Então, precisamos usar a estratégia de que aqui é um ótimo lugar para se investir na indústria de saúde. Com isso, desenvolvemos a região e geramos emprego”, explicou o secretário.

Santa Rita do Passa Quatro

Lima se reuniu também com o empresariado de Santa Rita do Passa Quatro, na região central do Estado, onde discutiu transição energética, empreendedorismo e vocação da região. Segundo ele, o município e seu entorno também têm um forte potencial turístico – é conhecida por ser uma cidade-poema -, tem um ecoturismo forte, além de possuir a igreja de Santa Rita, uma das mais bonitas do estado.

Bebedouro

No mesmo dia teve agenda em Bebedouro, na região de Barretos, onde cerca de 70 empresários, empresárias, executivos, executivas e lideranças políticas da região acompanharam a apresentação do modelo de coalizão no auditório do Senac Bebedouro.

“Aqui em Bebedouro temos uma vocação muito forte na produção de laranja e precisamos incentivar ainda mais, além de definir outras vocações. A área de comércio e serviço é outra que pode crescer no entorno da cidade, por isso, quero ouvir os gargalos do empresariado para que possamos estimular o desenvolvimento regional, que é uma diretriz do governador Tarcísio de Freitas.”

Sertãozinho

Na sexta-feira (29), foi a vez de Sertãozinho conhecer o modelo de coalizão empresarial e as medidas do Governo do Estado para o desenvolvimento regional. Agora, os empresários envolvidos devem montar e apresentar seus projetos nas próximas reuniões.

Fonte: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/secretario-de-desenvolvimento-economico-visita-cidades-do-interior-de-sp-para-promover-coalizoes-empresariais/