24/11/23 14h33

Secretário de Desenvolvimento Econômico participa de encontros empresariais com lideranças de 5 regiões

Encontros visam movimentar a economia, gerar emprego e renda e estimular as vocações regionais

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SP

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, esteve nos municípios de Brotas, Torrinha, Atibaia, Espírito Santo do Pinhal e Itu, nesta quarta (22) e quinta-feira (23), para encontros empresariais com o objetivo de apresentar as diretrizes do governador Tarcísio de Freitas para o desenvolvimento regional. A proposta é movimentar a economia local, gerar emprego e renda, estimulando as vocações de cada parte do estado.

Na primeira agenda, em Brotas, o encontro foi dividido em duas etapas: a primeira, de apresentação das coalizões empresariais, iniciativa que reúne os principais empresários locais para o desenvolvimento de ações de crescimento regional; a segunda, uma troca de ideias com a Aprojape (Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Jacaré Pepira), para a qual quatro projetos foram propostos pelo empresariado no segmento de muçarela de búfala, macadâmia, lúpulos e produção de café.

Em Torrinha, cidade que tem o café como carro-chefe, potenciais no ecoturismo, circuito de cachoeiras e agricultura cooperativada foram debatidos visando à elaboração de um desenho de fomento em parceria com a iniciativa privada.

Em Atibaia, cidade do morango, Lima representou o governador Tarcísio de Freitas na 1ª Expo industrial, evento que reúne o setor produtivo local para negócios. Durante a palestra, oportunidades de empreendedorismo e qualificação de mão de obra foram discutidas.

Em Espírito Santo do Pinhal, foi realizada uma reunião para discutir o projeto da rota do vinho, que reúne vinícolas e produtores de cinco regiões.

Na noite de quinta-feira, foi a vez de Itu realizar o encontro para estimular ações em conjunto entre poder público e iniciativa privada. Segundo o secretário, a região conta com um potencial forte para crescer nas médias empresas que atuem em parceria com as grandes num raio de 50 quilômetros de distância, além da vocação de turismo e expansão imobiliária.

Fonte: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/secretario-de-desenvolvimento-economico-participa-de-econtros-empresariais-com-liderancas-de-5-regioes/