16/08/23 15h22

Secretário de Agricultura representa o Governo na abertura da maior feira de bioenergia do mundo

Encontro acontece em Sertãozinho, a capital do etanol

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

O Governo do Estado esteve representado pelo secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Antônio Junqueira que, juntamente com o secretário executivo, Marcos Renato Böttcher, participaram da abertura da Fenasucro & Agrocana, terça-feira (15/8), em Sertãozinho, nesta que é a 29ª edição da Feira Internacional da Biotecnologia.

O maior evento do mundo, totalmente voltado para a cadeia de bioenergia, acontece no Brasil, por ser o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e, São Paulo lidera a produção, sendo que o país tem 48% da matriz energética renovável de todo o planeta.

Esse evento, que vai até o dia 18, traz as principais inovações tecnológicas do setor sucroenergético, oferece oportunidades de negócios entre a indústria e mais de 400 mil profissionais do mercado de bioenergia há mais de 30 anos.

Para Antônio Junqueira, a importância desse evento é impulsionar o Brasil como referência mundial em bioenergia e sustentabilidade. “Essa feira vai dar o pontapé inicial, como sempre fez, e os números que trago aqui mostram que estamos no caminho certo”, explica. “Nos primeiros sete meses deste ano, o estado de São Paulo cresceu em faturamento, 5,4%, conseguimos o superávit de mais de 15 bilhões de dólares na balança comercial e a participação do agro nas exportações no total do Estado representa quase 40%, o que mostra a importância do nosso setor. Dentro desse valor, mais de 4 bilhões representam o setor sucroenergético”, aponta.

E acrescenta, “Ninguém segura São Paulo, esse estado que tem hoje apenas 3% da área física do Brasil e, mesmo assim, se fôssemos um país, seríamos a vigésima economia mundial!”, comemora.

Nas três últimas edições da Fenasucro & Agrocana, mais de 125 mil pessoas visitaram a exposição, gerando cerca de R$ 15 bilhões em negócios. Esse ano, a projeção é movimentar em torno de R$ 5,2 bilhões e receber quase 50 mil pessoas do Brasil e de outros 47 países no Centro de Eventos Zanini, na região de Ribeirão Preto, a 300 quilômetros de São Paulo.

 

Fonte: https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/b/secretario-de-agricultura-representa-o-governo-na-abertura-da-maior-feira-de-bioenergia-do-mundo