23/03/12 12h35

Secretário anuncia R$ 7,7 mi em investimentos para Região de São José dos Campos

Recursos serão destinados especialmente à elaboração do Planejamento Estratégico Regional, à construção de novas unidades do Espaço Empresarial e à abertura de 2,6 mil vagas do Via Rápida Emprego

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou nesta quinta-feira, 22 de março, durante a 14ª edição do Acelera SP, realizada em São José dos Campos, uma série de ações e de investimentos do Governo de SP para a região. Entre as medidas, esteve a assinatura de um protocolo de intenções com o Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap) para o repasse de recursos, com o objetivo de financiar a elaboração do Planejamento Estratégico Regional. O estudo, orçado em R$ 900 mil, receberá recursos do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Regional.

O gerente Internacional da Investe São Paulo, Luís Arbex, compareceu ao evento, em que se destacou o trabalho desenvolvido pela agência para a atração de investimentos ao Estado. “O secretário falou sobre o excelente momento por que passa a economia paulista e brasileira, ressaltando que a Investe São Paulo já contribuiu para a atração de R$ 10,5 bilhões ao Estado”, disse Arbex.

O pacote de investimentos anunciado para a região também contemplou a implantação de duas novas unidades do Espaço Empresarial – nos municípios de Roseira e São Bento do Sapucaí – com a liberação de R$ 70 mil para cada prefeitura; a inclusão de Cunha, Monteiro Lobato e Queluz no Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem); além da adesão de seis municípios ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), o que permite à cidade disponibilizar a micro, pequenos e médios empreendedores um serviço unificado para obtenção de licenças para o funcionamento de suas atividades econômicas.

Paulo Alexandre confirmou também a disponibilização de R$ 6,6 milhões em recursos do programa Via Rápida Emprego para criação de 2,6 mil vagas previstas para 2012 nos municípios de Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos dos Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lavrinhas, Lorena, Mogi das Cruzes, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Roseira, Santa Branca, Santa Isabel, São Bento do Sapucaí, São José dos Campos, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba. São cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias.

Sobre o evento
Os encontros do Acelera São Paulo pretendem percorrer todo o Estado, dividido em 15 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a SDECT e os setores produtivos regionais. O evento tem como objetivo apresentar os projetos da pasta e discutir possíveis demandas regionais com prefeitos e empresários locais, para definir em conjunto novos projetos que estarão entre as prioridades da secretaria a curto, médio e longo prazos.

Dentre os temas, são debatidas propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destaca as ações voltadas à capacitação de mão de obra, incentivo à pesquisa, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao microempreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, além da atração de novos investimentos.

Nesta edição foram contemplados 44 municípios: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guararema, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Mogi das Cruzes, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Nazaré Paulista, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel, Santo Antônio do Pinhal, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.