Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza encontros empresariais em Pederneiras, Dois Córregos e Agudos
Iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento econômico da região de Bauru
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SPO secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, esteve nesta quinta-feira (3) nos municípios de Pederneiras, Dois Córregos e Agudos, localizados na região de Bauru, para reuniões com lideranças empresariais e representantes do setor produtivo de cada cidade. Os encontros tiveram como principal objetivo discutir estratégias para impulsionar a economia local e atrair novos investimentos.
Durante as reuniões, foram apresentadas iniciativas voltadas para o fortalecimento do ambiente de negócios, incluindo incentivos ao empreendedorismo, capacitação profissional e atração de novas empresas para os municípios. Cada uma dessas cidades possui características econômicas distintas:
Pederneiras: é reconhecido como polo industrial (36,7% do PIB) pela fabricação de máquinas e equipamentos, produtos alimentícios e produtos químicos. Apesar disso, o setor de serviços tem a maior participação na economia local, com 40,5% do PIB.
Dois Córregos: o município é conhecido como a capital nacional da macadâmia e da poesia. O setor de serviços representa 56% da economia e emprega 40,6% da população.
Agudos: representando 42,5% do PIB, a indústria é a principal vocação do município, em especial os setores de fabricação de bebidas e produtos de madeira que juntos somam 97,7% do valor da transformação industrial (VTI).
“Estamos percorrendo o interior para ouvir as demandas do setor produtivo e reforçar o compromisso do Governo de São Paulo com o desenvolvimento regional. Cada município tem suas vocações econômicas e, com planejamento e parceria, podemos potencializar essas forças para gerar mais emprego, renda e oportunidades para a população”, afirmou o secretário Jorge Lima.
O encontro em Dois Córregos ainda reservou um momento especial, o secretário plantou a milionésima muda de macadâmia da cidade. A muda simbólica foi um presente de Maria Teresa Camargo, presidente da QueenNut Macadamia, uma das principais empresas do município.
As reuniões contaram com a presença dos prefeitos locais, empresários, representantes de associações comerciais e lideranças do setor produtivo.