Secretaria de Desenvolvimento Econômico encerra participação na Feira do Empreendedor 2024 com mais de 2,2 mil atendimentos
Durante o evento, ocorrido de 11 a 14 de outubro, participantes tiveram a oportunidade de conhecer as ações da pasta
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SPA Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) encerrou sua participação na Feira do Empreendedor 2024, organizada pelo Sebrae, com mais de 2,2 mil atendimentos realizados entre os dias 11 e 14 de outubro, no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista. O evento teve como objetivo promover a cultura empreendedora, troca de experiências, capacitação e acesso a informações sobre negócios.
O contador Paulo Calado, 64 anos, morador do bairro do Tatuapé, na zona leste da capital paulista, foi um dos visitantes da feira que conheceu as linhas de microcrédito do Banco do Povo, programa da pasta. “Vim para ajudar minha esposa a empreender, ela quer ter uma loja de vestidos temáticos infantis. Gostei do atendimento e dos juros oferecidos, agora é seguir o processo”, explica Paulo.
Já a costureira Patrícia Brito, 40 anos, do município de Rubiácea, tem um ateliê de costura criativa e está transformando o espaço em um ateliê de camisetas sublimadas. Para realizar essa mudança, voltou a procurar o Qualifica SP para aperfeiçoar suas habilidades. “Já fiz o Qualifica SP Empreenda. Os cursos do Qualifica SP trazem conhecimento e abrem portas”, destaca Patrícia.
Números de atendimentos
O Banco do Povo atendeu mais de 800 pessoas no estande institucional e na Arena de Serviços Financeiros. Além disso, mais de 160 pessoas participaram das quatro palestras sobre as “Linhas de Financiamento do BPP”, que abordaram oportunidades de crédito e as linhas: Empreenda Rápido, Empreenda Mulher e Empreenda Afro.
“Estivemos em um espaço exclusivo, com três pessoas fornecendo informações todos os dias do evento. Recebemos participantes de todo o estado de São Paulo. Por isso, realizamos o atendimento e encaminhamento dos interessados às suas respectivas unidades mais próximas do BPP”, explica Marcos.
O Qualifica SP, programa de cursos gratuitos de qualificação profissional, realizou 755 atendimentos; a Desenvolve SP, agência fomento vinculada à SDE, atendeu 106 empreendedores; a InvestSP, também vinculada à pasta, recebeu 121 empreendedores para informações sobre o programa Exporta SP, para o acesso ao mercado internacional; e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) contabilizou 186 atendimentos.
Cases de sucesso
Entre os expositores presentes, estava Edgard Wolf, 38 anos, morador de Avaré, interior de São Paulo, da empresa de pimenta artesanal Vó Lice. Edgard compartilhou a experiência e o impacto do apoio da Secretaria na expansão do negócio. Ele fez dois empréstimos com o Banco do Povo Paulista, que o ajudaram na compra de insumos, aparelhos e maquinários, como liquidificador e freezer. “Faço desde o processamento da pimenta in natura até a venda e pós-venda. Quero mecanizar e otimizar meu tempo. Indico o Banco do Povo para todos, pois, muitas vezes, pensamos em desistir. E faz diferença ter onde conseguir crédito sem taxas absurdas”, afirma Edgar.
Os participantes também puderam degustar as geleias da Lucimara Augusto Pinto, da empresa Danega Conserva e Temperos, 55 anos, de Presidente Prudente, no interior paulista. Lucimara conseguiu dois empréstimos no Banco do Povo para alavancar seu negócio. “Usei o valor para fazer uma cobertura na minha loja física, construir um estande para expor em um evento e na compra de utensílios de cozinha. Recomendo o serviço especialmente para pequenos empreendedores que não possuem capital de giro para investir. O atendimento é sempre feito com carinho e de forma humanizada”, cita a empreendedora.