16/01/24 14h22

Secretaria de Agricultura na 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos tecnologia e sustentabilidade para a cadeia produtiva da região

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo participou da 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos, em Jundiaí/SP. A festa contou com a participação de Secretários do governo do Estado de SP e representantes do MAPA. O Subsecretário da Agricultura, Orlando Melo de Castro, que representou o Secretário Guilherme Piai no evento comenta que a festa é um evento tradicional, e vem unindo gerações que buscam valorizar a produção de uva da região e “agora também em destaque estão os vinhos finos”, comenta.

A produção de uvas é mais que centenária na região, iniciada por colonos, e sempre recebeu o apoio da Secretaria de Agricultura, por meio do Instituto Agronômico (IAC-Apta) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), desde a criação da Estação de Uva nos anos 20. “Hoje, o Centro de Pesquisa de Fruticultura do IAC-Apta, em Jundiaí, desenvolve pesquisas e transfere tecnologias ao produtor como o porta-enxertos, as novas variedades e os sistemas de manejos mais eficientes para produção de uvas”, destaca Orlando.

Tudo isso garante a sustentabilidade da uva na região, permitindo a manutenção e crescimento desta cadeia produtiva tão relevante para o agronegócio do Estado.

O evento marca ainda a primeira safra da Uva Niagara Rosada de Jundiahy desde a sua Indicação Geográfica (IG), pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), tornando-se a primeira uva paulista com a certificação na categoria Procedência.

“A uva é o nosso carro-chefe e a festa é o coroamento das nossas políticas públicas voltadas ao agronegócio com o propósito de garantir trabalho e renda para o produtor jundiaiense”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado.

A noite de Festa contou com as presenças de Rainhas, Princesas e vinhateiros de edições anteriores, integrantes do Comitê das Crianças, agricultores, artistas e pelo público em geral.

Entre as autoridades presentes à cerimônia também estiveram representando o Ministério da Agricultura e Pecuária, o secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Júlio Ramos, e o superintendente estadual, Guilherme Campos; de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; o secretário estadual de Turismo e de Viagens, Roberto de Lucena; a secretária estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton; além do vice-prefeito, Gustavo Martinelli; gestores da Prefeitura e o vereador Val Freitas, que representou a Câmara Municipal.

A Festa agrega o trabalho no campo, as delícias e sabores da nossa terra, a alegria dos participantes e a confraternização das famílias. A edição de 2024 vai até o dia 4 de fevereiro, em quatro finais de semana com vasta programação.

Fonte: https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/b/secretaria-de-agricultura-na-39-festa-da-uva-e-10-expo-vinhos-tecnologia-e-sustentabilidade-para-a-cadeia-produtiva-da-regiao