Secretaria de Agricultura estuda programa integrado com a Embrapa para expansão do sinal de internet no Estado
Durante a reunião, a empresa informou que possui estudos fundamentais para ampliar a conectividade no campo com baixo custo aos produtores rurais
Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SPO secretário Guilherme Piai, recebeu nesta terça-feira (24/10), representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), para discutir uma parceria entre as entidades, com foco na expansão da conectividade nas áreas rurais.
Durante a reunião, Piai comentou sobre o projeto piloto da IHS Towers que disponibilizará uma unidade móvel de conexão e que, a princípio, vai atender o Pontal de Paranapanema, uma das regiões mais carentes e com maior “vazio” de internet do Estado.
De acordo com o secretário, o acesso à rede com qualidade e rapidez representa uma grande oportunidade para a competitividade da agricultura paulista. Os avanços tecnológicos trazem eficiência e aumentam a produtividade e reduzem custos de produção agrícola. “Hoje, nosso foco é o pequeno produtor rural, é ele quem sofre com a falta de conectividade”, afirmou Piai.
No próximo mês, representantes dos institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura, visitarão a sede da EMBRAPA em Campinas, para integrarem seus trabalhos em prol de avanços tecnológicos. “Com ações de integração, vamos dar instrumentos para os produtores se qualificarem, pois terão à disposição cursos e sistemas que vão facilitar o dia a dia no campo”, enfatizou Gustavo Spadotti, chefe-geral da EMBRAPA territorial.
Segundo levantamento da Secretaria de Agricultura, hoje, no Estado de São Paulo apenas 50% do território tem cobertura de internet e está concentrada, principalmente, nas áreas urbanas. Isso acontece, porque na época em que foram concedidos os direitos para cobertura de internet no Brasil, as operadoras focaram nos grandes centros, com maior número de pessoas e poder aquisitivo.
Também estiveram na reunião o subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, a coordenadora do Programa Rotas Rurais, Priscila Fagundes, e o coordenador de TI, Alexandre Campanella.