Secretaria de Agricultura discute transição energética com representantes da Gás para Empregar
O forte interesse do setor produtivo pelo biometano tem impulsionado a produção e comercialização do combustível
Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SPO ex-ministro de Transportes e atual coordenador institucional do Programa Gás Para Empregar, Anderson Adauto, apresentou, nesta sexta-feira (06/10), ao secretário executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, as propostas do grupo de trabalho da Transportadora Brasileira Gasoduto (TBG), para utilizar seus dutos existentes - entre Uberaba e São Paulo - para o transporte de biometano. O objetivo é aumentar a disponibilidade do combustível renovável para os setores produtivos.
“O Governo de São Paulo tem compromisso com a transição energética. É de extrema importância incentivar a produção de biometano e outras alternativas verdes, assim como fomentar a infraestrutura para a logística no Estado”, afirmou Piai.
A reunião traçou uma estratégia a ser apresentada às outras secretarias envolvidas e, posteriormente, ao governador Tarcísio de Freitas.
A TBG é uma empresa pioneira em soluções logísticas e já possui a infraestrutura necessária. “A oportunidade de utilizar a logística já existente disponibiliza o gás a preços competitivos, contribuindo para a geração de empregos e aumento do PIB nacional, além de segurança energética e alimentar”, enfatizou Anderson Adauto.
Instituído pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), o programa Gás para Empregar tem como objetivo a elaboração de estudos visando à promoção do melhor aproveitamento do gás natural produzido no Brasil.
Participaram da reunião o coordenador de Relações Institucionais, Edson Fernandes, o assessor técnico de gabinete e especialista em transição energética, Ricardo Rosário, representante da C6 Capital, Antonio Mairinque Neto, da TBG, Robson Coelho, além de José Francisco dos Santos, produtor de laranja e cana-de-açúcar de destaque.