Secretaria de Agricultura de SP participa da maior feira de irrigação do estado, Irrigashow 2024
Evento, que acontece de 18 a 20 de setembro, reúne diversos representantes, atrai as principais marcas com exposição de diversos produtos e serviços voltados para a irrigação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SPCom o objetivo de promover o desenvolvimento da área irrigada paulista, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) participou nesta quarta-feira (18/09), da cerimônia de abertura do maior evento de irrigação do estado, o Irrigashow 2024, em Paranapanema, distrito de Campos de Holambra.
O evento, que acontece de 18 a 20 de setembro, é uma iniciativa da Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (ASPIPP) e reúne diversos representantes das principais marcas, produtos e serviços voltados para a irrigação.
O coordenador geral da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da SAA, Ricardo Pereira, enalteceu a importância do evento para desenvolver ainda mais a área irrigada do estado. “Um evento como este reúne toda a cadeia produtiva, os representantes, as associações de irrigantes, todos envolvidos só trazem avanços para o setor. Estamos com toda a equipe técnica da Secretaria de Agricultura à disposição para contribuir com o desenvolvimento de forma sustentável com o setor”, disse o coordenador da CATI.
Atualmente, apenas 6% da área produtiva paulista é irrigada. A meta paulista ainda prevê chegar a 15% até 2030. Ricardo Pereira, também destacou o Plano Estadual de Irrigação Sustentável – Irriga +SP, que visa promover uma mudança de paradigma para incentivar o uso consciente de sistemas de irrigação no território paulista. “O estado de São Paulo precisa evoluir bastante a área irrigada. Hoje, nós temos as inteligências artificiais e precisamos utilizá-las para o benefício do agro. Isso é de suma importância”, concluiu.
O Plano Estadual de Irrigação da Secretaria de Agricultura prevê, entre outras ações, uma linha de crédito para os agricultores com recursos para aquisição de implementos, além de todo o apoio técnico dos institutos de pesquisa ligados à SAA.
Este decreto envolve a disponibilização de linhas de crédito para agricultores visando a aquisição de equipamentos agrícolas modernos para irrigação, por meio do FIAGRO, fundo específico para fomentar o desenvolvimento do setor agropecuário, e do FEAP, o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, vinculado à Pasta da Agricultura. Juntos, os recursos do Estado nestas duas frentes de acesso ao crédito, somam R$800 milhões.