05/09/23 13h56

Secretaria de Agricultura de SP e ESALQUSP estudam cooperação técnica para desenvolvimento rural sustentável

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (31), com os diretores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Thais Vieira e Marcos Milan, na sede da Instituição, em Piracicaba, para estreitar relações entre as partes e viabilizar uma cooperação técnica.

A SAA esteve representada pelo coordenador de Relações Institucionais, José Luiz Fontes, e pelo coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), Diógenes Kassaoka.

A parceria terá como foco a extensão dos graduandos do curso de agronomia, nas áreas de pesquisas e de campo da Secretaria. Além de ações integradas com os institutos de pesquisas da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e das unidades da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

Inicialmente, o modelo deste programa será planejado pela ESALQ que encaminhará a proposta à Secretaria.

A reunião também foi oportuna para apresentar o Plano Agro Paulista + Verde, com as diretrizes de atuação da SAA, e discutir o cenário atual do agro paulista.

O coordenador, Luiz Fontes, destacou o avanço do Estado no âmbito da regularização ambiental. Ainda, foi discutido o avanço da conectividade na área rural e as soluções que a Pasta desenvolve para a resolução do problema.

"Precisamos de uma transformação digital no Agro. A falta de conectividade nas áreas rurais pode se tornar um fator de exclusão para os pequenos e médios produtores de São Paulo", ressaltou o coordenador, que ainda detalhou as situações diferentes para cada produtor rural.

O coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), Diógenes Kassaoka, pontuou que a conexão contribuiria tanto na informação quanto na logística, combatendo o desperdício de alimentos, além de facilitar a rastreabilidade dos produtos agropecuários.

Estiveram presentes, o assistente agropecuário da Assessoria Técnica do Gabinete da SAA, João Carlos Pimentel; por parte da Esalq: o presidente da Comissão de Graduação, Thiago Romanelli, a presidente comissão de Pesquisa e Inovação, Aline Cesar; e a coordenadora de Relações Institucionais, Luciana Joia.

Fonte: https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/b/secretaria-de-agricultura-de-sp-e-esalqusp-estudam-cooperacao-tecnica-para-desenvolvimento-rural-sustentavel