Secretaria de Agricultura de SP e Coopercitrus alinham estratégias para implementar sistema de rastreabilidade
A ação tem como objetivo garantir a transparência sobre a origem dos produtos e promover segurança e sustentabilidade na agricultura
Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SPPara garantir melhorias na cadeia produtiva de alimentos e segurança aos produtores e consumidores paulistas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, se reuniu nesta quinta-feira (19/09), com a Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus), com objetivo de alinhar estratégias no âmbito da rastreabilidade dos produtos agrícolas de São Paulo.
A rastreabilidade da cadeia produtiva é uma demanda, tanto de produtores quanto dos consumidores, a fim de oferecer transparência sobre a origem, a qualidade e os processos de produção até o consumo final, fundamental para o avanço da sustentabilidade da agricultura.
Estratégia
O Programa Rotas Rurais, pioneiro no mapeamento de estradas rurais, será o ponto de partida para o desenvolvimento da rastreabilidade dentro da agricultura. Por meio das áreas mapeadas pelo Programa, as culturas produzidas poderão ser rastreadas, garantindo que alimentos frescos (frutas, legumes e verduras), tenham sido produzidos e manipulados de acordo com as técnicas corretas.
Na reunião, foi formalizada a criação de um Grupo de Trabalho composto por integrantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e da Coopercitrus, para definição de medidas que ofereçam a evolução do plano de ação da rastreabilidade agrícola no Estado.