10/09/21 11h49

Sebrae-SP e Prefeitura Municipal implantam Programa de Desenvolvimento Local em Francisco Morato

Ação conta ainda com outras entidades parceiras da região com o objetivo de estimular o empreendedorismo no município; atividades vão acontecer até o fim de 2022

Sebrae-SP

O Sebrae-SP e a Prefeitura Municipal de Francisco Morato firmaram uma parceria para implantar o Programa de Desenvolvimento Local (PDL) com o objetivo de levar mais sustentabilidade, crescimento e competitividade ao município por meio de ações ligadas ao empreendedorismo, envolvendo diversas entidades parceiras do setor público, setor privado e a sociedade civil. 

O projeto será realizado até dezembro de 2022. O Sebrae-SP, juntamente com os representantes do município, elaborou um diagnóstico para identificação das necessidades envolvendo a inclusão produtiva, a desburocratização, as compras públicas e a governança. 

As ações trabalhadas em conjunto irão refletir em mais empregos, geração de renda, aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e acesso a crédito. O programa é baseado de acordo com a vocação regional e no fomento e desenvolvimento de negócios. Em Francisco Morato, deverão ser trabalhadas ações voltadas para as empresas dos segmentos do comércio, serviços, indústria e construção civil. 

De acordo com secretário municipal de assistência e desenvolvimento social de Francisco Morato, Wagner Carneiro Santana, o PDL do Sebrae-SP soma com o maior programa de qualificação profissional da história de Francisco Morato, o Qualifica Morato. “Vamos ofertar cursos presenciais ou virtuais para os moratenses, sendo uma resposta de ação pós pandemia, considerando que nossa região está em crescimento principalmente na cadeia logística. O PDL busca atender as necessidades do chão da política pública de geração de emprego e renda”, comenta. 

De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP Marcelo Paranzini, o programa foi criado para unir todos os setores e agentes para promover o desenvolvimento local por meio de ações de políticas públicas, educação empreendedora e soluções setoriais. “Entendemos que o empreendedorismo atua como impulsionador da economia e do desenvolvimento social”, comenta. 

Para o analista de negócios do Sebrae-SP, Fernando Queiroz, as oportunidades de qualificação vão contribuir diretamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos munícipes da região. “Queremos que este programa conceda ao cidadão e à cidadã moratense a oportunidade de serem protagonistas de suas vidas”, destaca. 

Qualifica Morato 

Dentro do Programa de Desenvolvimento Local está o “Qualifica Morato”, projeto que tem por objetivo levar capacitação técnica e em gestão para as micro e pequenas empresas do município, além de acesso a microcrédito para auxiliar empreendedores e empreendedoras em dificuldades por conta da pandemia. 

Ao todo serão realizados mais de 70 cursos do Programa Empreenda Rápido, parceria do Sebrae-SP com o Governo do Estado de SP, tanto de forma online quanto presencial, dividido entre Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Fundo Social e Centro Municipal de Educação de Jovens Adultos (CMEJA). A expectativa é capacitar 900 munícipes, donos e donas de pequenos negócios e novos empreendedores ainda em 2021. 

Em setembro estão disponíveis 40 vagas presenciais para cursos de empreendedorismo, finanças, fluxo de caixa, formalização e ideia de negócio. Ou seja, o Sebrae-SP vai capacitar tanto quem já tem uma empresa quanto quem quer empreender, tirar sua ideia de negócio do papel e se formalizar. As aulas serão realizadas no Centro de Integração da Cidadania (CIC), localizado na Rua Tabatinguera, 45, no centro de Francisco Morato. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 4488-8854. 

## Cursos ## 

Descomplique: Empreendedorismo (20 vagas) 

24/09 (terça-feira) – das 08h às 12h 

Descomplique: Marketing (20 vagas) 

24/09 (terça-feira) – das 13h às 17h 

O Programa de Desenvolvimento Local (PDL) de Francisco Morato é uma realização da Prefeitura de Francisco Morato, em parceria com o Sebrae-SP e várias outras instituições da região, como Associação Comercial de Francisco Morato,  Faculdade Cruzeiro do Sul, Escola Aprimore-se,  Empresa WZ União, Lojas DonPaco, Pró-Morato, AMAI, APAE de Francisco Morato, Wizard, Associação Sitio Agar, Viva Melhor Personal Trainer e Acessórios Esportivos, Associação Igreja Evangélica Cristal Presbiteriana e Casa de Justina Associação de Promoção Social Justina Schuh. 

fonte: http://www.sp.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/SP/sebrae-sp-e-prefeitura-municipal-implantam-programa-de-desenvolvimento-local-em-francisco-morato,d01505fb74bcb710VgnVCM100000d701210aRCRD