Sebrae-SP e InvestSP levam 18 empresas do audiovisual para o Ventana Sur, em Montevidéu
Missão quer incentivar a geração de negócios e a atração de investimentos para o setor
InvestSPUma comitiva com 18 pequenas empresas brasileiras do setor audiovisual desembarca, na próxima semana, no Ventana Sur, um dos maiores eventos do segmento na América Latina, que acontece entre 2 e 6 de dezembro em Montevidéu, no Uruguai. A missão é organizada pelo Sebrae-SP, com apoio da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE).
O objeto é incentivar a geração de negócios, por meio do contato dos empresários com representantes de mais de 40 países. O Ventana Sur é organizado pelo Marché du Film (Mercado do Filme, em português), o mesmo que é responsável pela área de negócios do tradicional Festival de Cinema de Cannes, na França. Em 2023, o evento recebeu cerca de 4,4 mil profissionais, como promotores de eventos, produtores e distribuidores internacionais, além de empresas que financiam a produção audiovisual.
A missão é uma iniciativa do Polo de Referência Nacional em Economia Criativa, liderada pelo Sebrae-SP com o objetivo de promover a economia criativa como eixo de desenvolvimento econômico e social do Brasil. Um dos segmentos de atuação é o audiovisual através do programa Crie Audiovisual que oferece um conjunto de soluções para atender necessidades de pequenos negócios do segmento.
O Sebrae-SP é responsável pela logística da missão, acesso ao evento e tradução simultânea, por exemplo. E ainda contará com apoio da InvestSP na curadoria de agendas técnicas, em visitas guiadas dentro do Ventana Sur e na organização de rodadas de negócios.
“O Ventana Sur é o evento mais importante da América Latina para o mercado audiovisual. As empresas que participarem terão acesso às principais tendências, vão participar de conferências, sessões de pitching, rodadas de negócios, oficinas, palestras, visitas técnicas e ficarão alinhadas com o alto nível de exigência do setor atualmente. É uma oportunidade ímpar para os pequenos negócios paulistas de audiovisual se destacarem e se tornarem ainda mais competitivos no mercado”, explica o gerente de Economia Criativa e Startups do Sebrae-SP, Guilherme Arradi.
Já a gerente Internacional da InvestSP, Julia Saluh, afirma que “o objetivo é utilizar todo o conhecimento em comércio exterior e economia criativa da InvestSP, acumulado com o programa CreativeSP, para garantir uma missão bem-sucedida para as empresas, com o fechamento de novos negócios, atração de investimento estrangeiro e geração de emprego e renda em São Paulo”.
CreativeSP
Além de dar suporte à missão do Sebrae-SP, a InvestSP levará para o Ventana Sur uma outra comitiva, essa com 10 empresas selecionadas pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo que é coordenado pela InvestSP.
O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Em 27 missões já realizadas, o CreativeSP levou 245 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo.
Ao todo, serão 10 missões em 2024. O CreativeSP já esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), no South by Southwest (EUA), na Game Developers Conference (EUA), nos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França), no Festival Fringe de Edimburgo (Escócia), na Gamescom (Alemanha), na Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e na Womex (Inglaterra).