27/11/24 15h04

Sebrae-SP e InvestSP levam 18 empresas do audiovisual para o Ventana Sur, em Montevidéu

Missão quer incentivar a geração de negócios e a atração de investimentos para o setor

InvestSP

Uma comitiva com 18 pequenas empresas brasileiras do setor audiovisual desembarca, na próxima semana, no Ventana Sur, um dos maiores eventos do segmento na América Latina, que acontece entre 2 e 6 de dezembro em Montevidéu, no Uruguai. A missão é organizada pelo Sebrae-SP, com apoio da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE).

O objeto é incentivar a geração de negócios, por meio do contato dos empresários com representantes de mais de 40 países. O Ventana Sur é organizado pelo Marché du Film (Mercado do Filme, em português), o mesmo que é responsável pela área de negócios do tradicional Festival de Cinema de Cannes, na França. Em 2023, o evento recebeu cerca de 4,4 mil profissionais, como promotores de eventos, produtores e distribuidores internacionais, além de empresas que financiam a produção audiovisual.

A missão é uma iniciativa do Polo de Referência Nacional em Economia Criativa, liderada pelo Sebrae-SP com o objetivo de promover a economia criativa como eixo de desenvolvimento econômico e social do Brasil. Um dos segmentos de atuação é o audiovisual através do programa Crie Audiovisual que oferece um conjunto de soluções para atender necessidades de pequenos negócios do segmento.

O Sebrae-SP é responsável pela logística da missão, acesso ao evento e tradução simultânea, por exemplo. E ainda contará com apoio da InvestSP na curadoria de agendas técnicas, em visitas guiadas dentro do Ventana Sur e na organização de rodadas de negócios.

“O Ventana Sur é o evento mais importante da América Latina para o mercado audiovisual. As empresas que participarem terão acesso às principais tendências, vão participar de conferências, sessões de pitching, rodadas de negócios, oficinas, palestras, visitas técnicas e ficarão alinhadas com o alto nível de exigência do setor atualmente. É uma oportunidade ímpar para os pequenos negócios paulistas de audiovisual se destacarem e se tornarem ainda mais competitivos no mercado”, explica o gerente de Economia Criativa e Startups do Sebrae-SP, Guilherme Arradi.

Já a gerente Internacional da InvestSP, Julia Saluh, afirma que “o objetivo é utilizar todo o conhecimento em comércio exterior e economia criativa da InvestSP, acumulado com o programa CreativeSP, para garantir uma missão bem-sucedida para as empresas, com o fechamento de novos negócios, atração de investimento estrangeiro e geração de emprego e renda em São Paulo”.

CreativeSP

Além de dar suporte à missão do Sebrae-SP, a InvestSP levará para o Ventana Sur uma outra comitiva, essa com 10 empresas selecionadas pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo que é coordenado pela InvestSP.

O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

Em 27 missões já realizadas, o CreativeSP levou 245 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo.

Ao todo, serão 10 missões em 2024. O CreativeSP já esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), no South by Southwest (EUA), na Game Developers Conference (EUA), nos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França), no Festival Fringe de Edimburgo (Escócia), na Gamescom (Alemanha), na Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e na Womex (Inglaterra).