21/01/19 15h09

Sebrae-sp e Facebook se juntam para levar pequenas empresas brasileiras para a era digital

Nos próximos cinco anos, a maioria das vendas de produtos e serviços de pequenas empresas serão realizadas via internet e mídias sociais

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Nos próximos cinco anos, a maioria das vendas de produtos e serviços de pequenas empresas serão realizadas via internet e mídias sociais. É nisso que acredita 51% dos donos de pequenos negócios ouvidos pelo Sebrae em 2018 para a pesquisa Transformação Digital nas Micro e Pequenas Empresas, que avaliou como o setor está encarando as transformações da era digital.

O estudo aponta ainda o comportamento do empresário com o mundo digital: 90% utilizam celular, 82% acessam internet, Facebook e Whatsapp estão entre as mídias sociais mais acessadas para divulgação e exposição de produtos e serviços, relacionamento com os clientes e vendas.

Ao confirmar o crescimento do grau de informatização dos pequenos negócios, a pesquisa mostrou também que há um vasto campo para ampliar a utilização dos recursos disponíveis nas plataformas digitais. De olho nesta necessidade, Sebrae-SP e Facebook iniciaram conversações para desenvolver projeto focado nos microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas, a fim de atender as demandas relacionadas à utilização de redes sociais para negócios.

No encontro que tiveram no último dia 11 de janeiro, o presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, ressaltou que “a parceria com o Facebook vai alavancar as possibilidades de atendimento e capacitação, num formato inovador, gerando resultados muito importantes para os pequenos negócios”.  Leo Bonoli,head de Empreendedorismo do Facebook, afirmou que o Sebrae-SP é um parceiro muito importante na estratégia de aproximação da empresa com os pequenos negócios. “Tenho certeza que é o primeiro passo de um voo muito mais alto que faremos juntos”.

Participaram também do encontro o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, e o gerente de Empreendedorismo do Facebook, Daniel Paz, além de equipes técnicas de atendimento, relacionamento, marketing e comunicação de ambas empresas.