Sebrae pretende criar um fundo para oferecer empréstimos
Folha de S. PauloO Sebrae planeja disponibilizar dinheiro para crédito orientado a micro e pequenos negócios, afirma o presidente nacional do órgão, Guilherme Afif Domingos.
A ideia é criar um fundo e gerar operações que, somadas, ultrapassariam R$ 1 bilhão por ano em empréstimos, segundo uma pessoa próxima da instituição.
Hoje, a agência de apoio tem aplicações em títulos públicos. É esse recurso que deve passar a ser direcionado aos empréstimos.
"O valor é do Sebrae, disponível, e eu não quero fazer caixa para o governo, mas, sim, aplicar no pequeno empreendedor", afirma Afif.
"Precisamos nos preparar e estudar com outras instituições públicas como seria administrado esse recurso. Esperamos que até o próximo ano o projeto esteja em pé."
A intermediação dos empréstimos ficará a cargo de uma instituição financeira, mas consultores do Sebrae devem orientar a contratação dos empréstimos, diz o presidente da instituição.
A dificuldade para acessar crédito é uma reclamação das empresas: "O mercado de pequenos é abandonado pelo sistema financeiro".