Sebrae planeja estratégia para inserção de MPEs brasileiras no exterior
Agência Gestão CT&IA nova estratégia do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é simplificar a entrada dos pequenos negócios no mercado internacional. A proposta foi explicitada pelo presidente da instituição, Guilherme Afif Domingos, nesta segunda-feira (23), em congresso promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
De acordo com Guilherme Afif, o Sebrae analisa meios para aumentar a participação das companhias nacionais no exterior. “Estamos trabalhando na ideia da criação de um livre mercado para as pequenas e micro empresas, com a realização de acordos bilaterais entre países que possam garantir a liberdade de mercado”, afirmou.
O dirigente explicou que o projeto pretende começar pela entrada de empresas brasileiras na Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia, para depois ser expandido globalmente. “Temos que derrubar as barreiras tributárias brasileiras para darmos acesso de negociação aos empresários. Vamos furar o bloqueio a partir das pequenas empresas”.
Para o presidente do Sebrae, uma das medidas importantes que pode contribuir para fortalecer as MPEs é a aprovação do projeto “Crescer sem Medo” (PLC 14/2015), que está em tramitação no Senado Federal, em regime de urgência. Ele lembra que a proposta estipula importantes avanços, retirando os degraus entre as faixas de tributação que atrapalham o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPEs).
“Criamos um sistema de rampa suave, como no Imposto de Renda, em que o contribuinte paga a nova alíquota somente sobre a diferença, ou seja, é progressivo”, explicou. Além disso, ressalta Guilherme Afif, também haverá um Simples de transição, de até R$ 4,8 milhões de faturamento por ano.