Sebrae e MDIC ampliam apoio a startups brasileiras
Assinado nesta quarta-feira, acordo de cooperação dobrará atendimentos do InovAtiva Brasil
Agência SebraeO ministro Armando Monteiro, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, assinaram um termo de cooperação para o programa InovAtiva, na manhã desta quarta-feira (17), em Brasília (DF). Com isso, serão promovidos dois ciclos anuais de aceleração de startups, nos quais o programa oferece mentorias e conexão com investidores brasileiros e estrangeiros, além de cursos gratuitos. O Sebrae se fará presente por meio da integração de seus projetos e programas focados em startups, inovação e tecnologia, entre eles o Sebraetec, que fornece soluções em sete áreas de inovação para pequenos negócios.
Durante a solenidade, realizada na sede do Sebrae Nacional, Afif saudou a iniciativa como mais uma oportunidade para apoiar as micro e pequenas empresas com foco na inovação: “precisamos abrir picadas no pântano burocrático em que estamos. Hoje, a criatividade está no pequeno negócio, pois o grande compra pronto”.
A legislação atual, lembrou Afif, não incentiva o investimento em empresas iniciantes. “Por isso, o projeto Crescer sem Medo, que aguarda votação no Senado, tem um artigo que regulamenta a figura do investidor-anjo, isentando-o de responsabilidade por riscos, caso não compartilhe a gestão da empresa”, disse o presidente do Sebrae.
Para Monteiro, é preciso que as inovações cheguem ao conjunto da sociedade e, para isso, deve-se incentivar o surgimento e crescimento de empresas com processos e produtos inovadores. “O Sebrae valoriza o InovAtiva com sua capilaridade, tornando-o mais efetivo e garantindo o êxito do programa”, afirmou o ministro.
Durante o evento, o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Luiz Otávio Pimentel, apresentou o programa Patente MPE, um piloto que dá prioridade às micro e pequenas empresas no exame de pedidos de patente, tema essencial ao avanço das startups, empresas quase sempre focadas na criação de tecnologias. Para tanto, foi assinada a Resolução nº 160, do INPI, que institui tratamento diferenciado para os pequenos negócios no registro de patentes.
Foi feita ainda a apresentação do programa de internacionalização do InovAtiva Brasil e um painel sobre o tema, com a presença de empreendedores com experiência internacional, representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do MDIC, da Fundação Certi, e do gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional, Célio Cabral. “O Sebrae cumpre o papel de preparar os pequenos negócios para o mercado internacional”, comentou Célio.