13/12/19 14h10

Sebrae e Conamp reforçam atuação conjunta nos estados e municípios

Os dirigentes das duas instituições, Bruno Quick e Manoel Murrieta, afirmaram que parcerias anteriores, continuarão para fortalecer os pequenos negócios e no combate à corrupção

Sebrae

O Sebrae e o Conselho Nacional do Ministério Público (Conamp), reafirmaram, nesta quarta-feira (11), a parceria para atuar conjuntamente em algumas ações nos estados e municípios brasileiros. Entre elas, estarão o combate à corrupção, o desenvolvimento do Microempreendedor Indivual (MEI), a criação da RedeSim e as ações pela promoção dos pequenos negócios nas compras públicas. As duas instituições já trabalham juntas em várias regiões, como em Minas Gerais, onde desenvolvem um projeto com crianças em situação de vulnerabilidade. O acordo foi firmado durante uma exposição feita pelo diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, que falou sobre a importância dos pequenos negócios para o país.

“Cada vez mais, o Sebrae vem sendo um instrumento de atuação em políticas públicas de combate às desigualdades regionais e geração de emprego e renda”, afirmou Bruno Quick, na exposição feita para representantes do Ministério Público de todo o Brasil. O diretor do Sebrae falou sobre as ações desenvolvidas nos últimos anos, como a formação de mais de 5,2 mil agentes de desenvolvimento, trabalho realizado com as prefeituras, entre outros. O dirigente pediu apoio ao MP para rebater os ataques que o Simples Nacional vem recebendo, principalmente em torno discussão da reforma tributária. “Agora, a nossa meta é entrar pesado na jornada da inovação e na educação empreendedora, alcançando 48 milhões de estudantes”, anunciou o diretor do Sebrae.

Segundo o presidente eleito do Conamp, Manoel Victor Murrieta, do Ministério Público do Pará, o trabalho conjunto entre as duas instituições já dura alguns anos e será fortalecido ainda mais. “Estaremos juntos para desenvolver vários programas em todos os estados e municípios, esse é um dos compromissos que temos”, afirmou Murrieta, acentuando que o Sebrae e o Conselho possuem muitas afinidades. “O Sebrae tem nos ajudado no combate à corrupção e isso é uma das bandeiras das duas instituições”, observou o presidente do Conamp, elogiando as ações voltadas para as micro e pequenas empresas.

“O Sebrae tem credibilidade e seriedade e, por isso, queremos trabalhar junto com a instituição a partir do próximo ano”, ressaltou o representante do Amapá, Wueber Duarte Pennafort, afirmando que pretende desenvolver um projeto de disseminação da ética no empreendedorismo em seu estado. Outra proposta foi feita pelo promotor do Amazonas, Marcos Antônio Matos Carvalho, que sugeriu a atuação do Sebrae entre pescadores de áreas de manejo de pirarucu, no interior de seu estado. “Vislumbramos uma série de parcerias, sendo uma delas o apoio aos pescadores, conscientizando-os sobre a necessidade do manejo do peixe e de como escoar a produção”, explicou Carvalho.