10/10/19 14h25

Sebrae defende potencial do turismo no desenvolvimento dos municípios

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, ressaltou o turismo como alternativa para movimentar a economia de muitos municípios brasileiros, favorecendo os pequenos negócios. A afirmação foi feita nesta terça-feira (8), na abertura do encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que está sendo realizado em Salvador. Segundo Melles, o Sebrae estuda lançar na capital baiana o projeto Caminhos da Fé, que incentiva o turismo religioso, e deverá crescer ainda mais com a canonização de Irmã Dulce, a 1ª santa nascida no Brasil. O evento reúne dirigentes de todo o país e trata de temas ligados aos desafios dos municípios.

“O turismo impacta diretamente na economia, envolve o agronegócio, o comércio, a indústria e os serviços”, afirmou Carlos Melles, ressaltando que o setor é hoje um dos que mais cresce no país e a tendência é evoluir ainda mais.

Melles observou ainda que o Sebrae incentiva de diversas formas os pequenos negócios do setor turístico e lembrou que, em Salvador, há uma parceria com a prefeitura da cidade, que qualifica micro e pequenos empreendedores no centro de convenções. “Uma das propostas que temos é a de trazer o Caminho da Fé para a Bahia, que terá seu turismo religioso intensificado com a canonização de Irmã Dulce”, explicou Melles, ressaltando que projetos dessa natureza já foram implantados em outras regiões, como a Rota Nhá Chica, criada em Minas Gerais, em agosto passado.

O encontro da FNP reúne autoridades municipais, estaduais e do governo federal, como o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, que explicou que o Programa Mobilização Pelo Emprego e Produtividade, realizado em parceria com o Sebrae, já esteve em seis estados para mapear gargalos e propor soluções na esfera municipal.

“Queremos nos aproximar cada vez mais dos prefeitos”, afirmou o secretário, observando o papel das micro e pequenas empresas no desenvolvimento dos municípios, representando a geração de novas vagas no mercado de trabalho. “As micro e pequenas empresas são a base da criação dos empregos no país, mas elas dependem do ambiente de negócios no município”, afirmou Carlos Da Costa, se referindo à necessidade de os prefeitos simplificarem procedimentos, como a criação e o fechamento de firmas.

“O Sebrae é um grande parceiro da Frente Nacional de Prefeitos, sempre contamos com eles para ajudar o desenvolvimento dos municípios”, observou o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, presidente da FNP, que reúne os 400 maiores municípios brasileiros, com mais de 100 mil habitantes, ou 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

“Estamos trabalhando na linha do que o Brasil precisa”, ressaltou o superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge Khoury, destacando que um dos programas da instituição, o Cidade Empreendedora, foi criado justamente para atender aos municípios. Já o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, lembrou aos seus colegas que, para que tenham suas necessidades atendidas, é necessário união: “Temos que ter forças para avançar em pontos decisivos”. ACM Neto citou a reforma tributária como uma das propostas que mais interessam aos municípios.