17/03/23 11h57

Seagri de Prudente realiza cadastros de produtores rurais para apoio técnico em cadeia produtiva

Cadastro é para participar do + Pecuária Brasil, programa gratuito de biotecnologia para o produtor

O Imparcial

As equipes técnicas da Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) estão visitando as propriedades do município, com o objetivo de orientar os produtores da Agricultura Familiar, e realizar o cadastro daqueles que tem interesse em participar do projeto + Pecuária Brasil, programa gratuito de biotecnologia reprodutiva de incentivo à bovinocultura. De acordo com dados da Seagri, atualmente são 110 propriedades com agricultura familiar em Prudente

As visitas começaram no início de março e são feitas pela equipe da Seagri, composta por médica veterinária e fiscal. De acordo com a pasta, as propriedades precisam ser visitadas para verificar se estão aptas a participarem do programa. Primeiro deve ser feita a visita, para que sejam analisadas as condições e a estrutura do lugar.

Neste programa estão sendo priorizados os agricultores familiares e empreendedores familiares rurais, que necessitam do incentivo.  O programa é gratuito para o produtor, que será beneficiado com cursos de sêmen, implante, medicamentos, técnico veterinário, dentre outros procedimentos.

O +Pecuária Brasil consiste em um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Seagri e a Conafer, com o objetivo de desenvolver os rebanhos bovinos, de corte e leite, em todas as regiões brasileiras, contribuindo decisivamente para o crescimento da pecuária nacional.

Conforme informações da Seagri, o programa integra as políticas públicas de estados e municípios, que têm a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas estaduais com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.

As equipes da Seagri irão auxiliar os técnicos da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil) no desenvolvimento deste trabalho em conjunto. O acordo de cooperação técnica visa através de biotecnologia indução e sincronização da ovulação das fêmeas por hormônios, melhoramento genético, aumento taxa de prenhez, redução do intervalo entre partos, concentração de nascimentos, nas melhores épocas do ano, julho agosto e setembro, desmame nas melhores épocas março abril, padronização de rebanho e carcaça.

O Programa mais Pecuária Brasil conta com mais de 2500 municípios participante. Os agricultores familiares compreendem mais de 50% da pecuária no Brasil e são os que têm menos acesso à biotecnologia, conforme os dados do projeto.

Fonte: https://www.imparcial.com.br/noticias/seagri-realiza-cadastros-de-produtores-rurais-para-apoio-tecnico-em-cadeia-produtiva,57207