27/10/22 11h07

Scania vai usar biometano para alcançar meta de descarbonização da fábrica de São Bernardo

Fabricante sueca de veículos ppesados fechou parceria com a Raízen para substituir o uso de gás natural na unidade

Automotive Business

A Scania fechou uma parceria com a Raízen para o fornecimento de biometano para sua fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a partir de 2024. O contrato estabelece a entrega média de 7.800 metros cúbicos do gás por dia, volume que representa 100% do consumo da unidade industrial da montadora sueca.

A fabricante de veículos pesados diz que tem se preparado para migrar do gás natural para o biometano como parte do plano para descarbonizar sua operação brasileira.

“A abertura do mercado livre de gás nos possibilitou um novo modelo de negócio, fizemos uma consulta de mercado e depois de meses de negociações e aprendizados, finalmente fechamos esse acordo, que nos coloca em uma posição de pioneiros”, afirma Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania na América Latina.

Segundo a Scania, o acordo visa atender suas metas climáticas de curto prazo para reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa de suas operações industriais e comerciais até 2025, além de reduzir em 20% as emissões de carbono equivalente na frota circulante (ônibus e caminhões que rodam nas mãos de terceiros).

Biometano: o “pré-sal caipira”

Ainda pouco disseminado no Brasil, o biometano é um combustível renovável derivado do refinamento e processamento do biogás – composto pelos gases metano (entre 50% e 70%) e dióxido de carbono (30% a 50%), produzido a partir de resíduos orgânicos decompostos por bactérias em biodigestores.

Obtido a partir de um processo de purificação, com a retirada de gás sulfídrico, dióxido de carbono e umidade (vapor de água) do biogás, o biometano tem a mesma especificação do gás natural e poder de combustão maior que o biogás. Com comportamento semelhante ao GNV (gás natural), o biometano pode ser utilizado em substituição aos combustíveis fósseis.

De acordo com o estudo “Transporte comercial net-zero 2050: caminhos para a descarbonização do modal Rodoviário no Brasil”, realizado pela Scania e a Rede Brasil do Pacto Global e a Bain & Company, o biometano é o que está em processo mais avançado no Brasil, já regulamentado e com grande potencial de produção no país.

O termo “pré-sal caipira” é utilizado para qualificar o potencial do aproveitamento de resíduos da agropecuária para a produção de biometano, que teria escala semelhante à de um poço de petróleo do pré-sal.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/raizen-fornecera-biometano-fabrica-scania-sao-bernardo/