27/04/20 14h10

Scania retoma produção em São Bernardo em dois turnos em vez de um só

Empresa adotou medida para manter distância adequada na linha de montagem; setor administrativo permanece em home office

Automotive Business

A Scania adotou uma medida diferente das outras fabricantes no retorno às atividades na segunda-feira, 27. A produção passa a ocorrer em dois turnos em vez de um, como erra antes das férias coletivas iniciadas por causa da pandemia de Covid-19.

A medida foi adotada para garantir o distanciamento entre os trabalhadores na linha de montagem e também para permitir um ritmo mais baixo e adequado ao momento.

Sendo assim, o retorno na segunda-feira ocorre para os cerca de 2,5 mil trabalhadores da produção. Até o fechamento desta reportagem a empresa não havia adotado os recursos como suspensão dos contratos nem redução de jornada e salários, como já ocorre em parte dos fabricantes por causa da Medida Provisória 936.

A Scania criou um banco de horas adicional, exclusivo para o período de enfrentamento ao coronavírus. Também houve mudança nos cálculos para pagamento da Participação nos Resultados da Empresa, PRE (que na maioria das companhias é chamada de PLR, Participação nos Lucros e Resultados). Essas medidas, segundo a Scania, foram colocadas em votação pelos trabalhadores.

RIGOR NO AFASTAMENTO

Segundo a Scania, a retomada da produção se apoia em procedimentos rígidos de higiene, distanciamento social dentro da fábrica (1,5 metro) e também aumento da quantidade de ônibus fretados, para que só haja uma pessoa para cada duas poltronas.

A montadora também criou uma linha direta 24 horas com o departamento médico para atendimento e esclarecimento de dúvidas de todos os colaboradores em relação ao coronavírus.