20/06/24 14h00

Scala Data Centers amplia estrutura no Estado de SP

Empresa terá novos data centers nas cidades de Campinas, Jundiaí e Barueri

InvestSP

A Scala Data Centers, plataforma latino-americana de data centers sustentáveis, líder no mercado Hyperscale, ampliará sua estrutura no Estado de São Paulo. A companhia deve investir em novos data centers em Barueri e Campinas, cidades nas quais ela já atua, além de implantar uma unidade em Jundiaí. O projeto conta com apoio da InvestSP, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE).

Data center é um espaço físico usado para armazenar, gerenciar e processar grandes quantidades de dados e informações de organizações e empresas. Conta com servidores, sistemas de armazenamento de dados, dispositivos de rede e outros equipamentos relacionados ao funcionamento contínuo de serviços on-line e aplicativos de software.

O aumento da demanda por data centers está ligada ao crescimento do mercado de tecnologia da informação, alavancado por temas como: computação em nuvem, internet 5G, inteligência artificial e o avanço da transformação digital em vários setores da economia.

“Projetos como esse contribuem para a inovação tecnológica, o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda no Estado. Sem falar em todos os esforços citados pela empresa na busca por eficiência energética e sustentabilidade ambiental, que estão entre as trilhas de desenvolvimento seguidas pela agência”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

“A Scala opera, desde o início de suas atividades, com energia 100% renovável e certificada, por meio de contratos de longo prazo (Power Purchase Agreements, do inglês PPAs) respaldados por certificados de energia renovável (RECs), tornando-se a primeira empresa de data center da América Latina a atingir esse marco”, afirma a empresa.

Nos últimos anos, a região de Campinas e a Grande São Paulo se firmaram como áreas estratégicas para investimentos em tecnologia. Fatores como a infraestrutura robusta, a presença de empresas inovadoras e a oferta de mão de obra qualificada têm impulsionado projetos de inovação e atraído novos investimentos.