14/11/07 15h16

Saraiva lucra US$ 1,03 milhão no terceiro trimestre

Valor Econômico - 14/11/2007

O bom desempenho da área de varejo da Saraiva - tanto das lojas físicas, quanto do varejo eletrônico - impulsionou o resultado do grupo no terceiro trimestre. Foi a primeira vez que a Saraiva reportou lucro nesse período, normalmente mais fraco por conta da sazonalidade - na editora, em função da volta às aulas e compras do governo, os melhores períodos são o primeiro e o quarto trimestre. De um prejuízo de R$ 2,3 milhões (US$ 1,3 milhões), a empresa registrou lucro de R$ 1,79 milhão (US$ 1,03 milhões) no terceiro trimestre. No acumulado do ano, a receita bruta da companhia alcançou R$ 495,5 milhões (US$ 284,8 milhões), um crescimento de 24,7% em relação ao ano passado. O lucro líquido foi de R$ 36,2 milhões (US$ 20,8 milhões), uma alta de 56,5%. "A editora é mais sólida, mas tem um crescimento menos expressivo. Já a livraria melhorou tanto em vendas quanto em rentabilidade", diz João Luís Ramos Hopp, diretor financeiro e de relações com investidores.  A receita bruta da livraria cresceu 49,2% no terceiro trimestre e 35,5% no acumulado do ano. Nas lojas físicas, a alta foi de 36,8% no trimestre e no varejo eletrônico, de 81,9%. Na análise das mesmas lojas - excluindo as seis inauguradas este ano - a alta foi de 16,8%. "O crescimento nas lojas comparáveis deve-se ao programa de fidelização, ao aumento do mix de produtos, como a compra de livros importados direto das editoras, treinamento e parcerias com cafés", diz Hopp. No site, o destaque foi a venda de eletrônicos.