Saraiva lucra 17% mais impulsionada pelas vendas on-line
Valor Econômico - 17/11/2006
O grupo Saraiva, um dos mais tradicionais do mercado editorial, divulgou crescimento de 17% no lucro líquido consolidado dos nove primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, atingindo US$ 10,7 milhões. A receita líquida consolidada desse mesmo período teve alta de 15,9%, para R$ 172 milhões. O negócio que mais impulsionou o resultado da empresa foi o varejo on-line, que apresentou alta de 58,1%. Hoje, a operação virtual representa 28,5% da divisão de varejo do grupo, que conta, ainda, com 30 lojas próprias. A receita líquida da Livraria Saraiva cresceu 28,6% nos primeiros nove meses do ano. O lucro líquido desta operação teve alta de 26,1%. Este ano, a Saraiva passou a fazer co-edições com a editora Letras&Lucros e a distribuir os títulos da Saint Paul, especializada em best-sellers nas áreas de finanças e negócios. A empresa não descarta a aquisição de outra editora. O grupo tinha um caixa líquido no final de setembro de US$ 34,6 milhões. Hopp, no entanto, não dá detalhes sobre o assunto.
Mas outros projetos já estão na agenda do grupo. Em 6 de dezembro, será aberta a loja da rede americana Starbucks dentro da unidade Saraiva do shopping Morumbi, em São Paulo. Além disso, o centro de distribuição da livraria será unificado em 2007. Hoje, há um depósito para a operação on-line e outro para as lojas físicas. Por último, a companhia irá, no ano que vem, implementar um novo sistema central de informação com um investimento de US$ 1,8 a US$ 2,3 milhões.