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Saraiva compra Siciliano e soma rede de 99 livrarias

Valor Econômico - 10/03/2008

Após mais de um ano de negociações, a Saraiva anunciou ontem a compra de todos os ativos da tradicional Siciliano, por R$ 60 milhões (US$ 34,1 milhões). Juntas, as ex-rivais formarão uma rede de 99 livrarias e a maior empresa do setor em faturamento - a nova rede será a segunda maior em número de lojas, depois da rede de franquias Nobel, com 170 unidades. Após assinar o contrato, a família Siciliano colocou um ponto final numa briga que durou dez anos. Ontem, Marcílio D'Amico Pousada, diretor superintendente da livraria Saraiva, afirmou que ainda não possui um plano consolidado sobre os próximos passos. Porém, disse que as 52 lojas próprias da Siciliano são rentáveis, incluindo os seis shopping centers onde há unidades das duas empresas. "Nos próximos seis a sete meses, vamos levar o conceito da Saraiva para as lojas Siciliano", afirma. "Nosso maior investimento, neste momento, será no acervo da rede." Durante o acordo, o grupo foi aconselhado pelo Pátria Investimentos. Pousada disse que, possivelmente, as duas empresas se juntarão em um novo endereço. Ele afirma, também, que ainda não sabe se manterá a marca Siciliano. "É uma marca forte em algumas praças", diz. Segundo uma fonte, a Siciliano é mais forte do que a Saraiva no Norte e Nordeste do país. A Siciliano foi disputada por outras empresas, como Laselva, Ediouro e a mineira Leitura. Porém, no início das negociações, a família pedia um valor acima da expectativa do mercado, de cerca de R$ 100 milhões. A Siciliano foi aconselhada pela Rosenberg & Associados. Ontem, alguns editores disseram estar preocupados. Apesar de ser um mercado muito pulverizado, os fornecedores temem a concentração de poder quando forem negociar com a Saraiva.