27/08/08 13h51

Saraiva começa a digerir a aquisição da Siciliano

Exame – 27/08/2008

Se as negociações para a Saraiva comprar a Siciliano por 60 milhões de reais se arrastaram durante quase um ano, não era de se esperar que a digestão dessa aquisição ocorresse em tempo recorde. Cinco meses após o anúncio do negócio, entretanto, a Saraiva já tem traçada a estratégia para integrar as operações das duas empresas. O diretor-presidente da Livraria Saraiva, Marcílio Pousada, planeja transformar as 30 maiores lojas da Siciliano em unidades da Saraiva até o final de 2009. Além da marca, as unidades da Siciliano também vão ganhar o modelo de negócios da compradora, com investimento em ampliação do acervo de livros, diversificação do mix de produtos e serviços, realização de eventos dentro das unidades e investimento em atendimento e capacitação de funcionários. Os pilares dessa estratégia são os mesmos que transformaram a Saraiva na maior livraria brasileira em faturamento. Em 1996, a empresa foi pioneira no Brasil ao adotar um modelo semelhante ao de gigantes internacionais do setor - como a americana Barnes & Noble - e apostar em lojas de grande porte e na inclusão de outras mídias no cardápio de produtos oferecidos aos clientes. Hoje as 22 megastores e boa parte das 16 lojas pequenas da Saraiva vendem desde livros a CDs, DVDs, aparelhos eletrônicos, computadores, bens de informática, ingressos e produtos de papelaria. O resultado obtido foi um crescimento maior que o das concorrentes. A estratégia da Saraiva de transformar as lojas da Siciliano já foi testada - com sucesso - numa unidade localizada no shopping Jardim Sul (zona sul de São Paulo). A loja passou por uma reforma, abandonou a marca Siciliano e elevou o número de itens vendidos de 25 mil para 70 mil. O resultado foi que, nos meses de junho e julho, o faturamento teve um crescimento de 129% em relação ao mesmo bimestre no ano passado. Além da reforma, outras lojas da Siciliano poderão ganhar quiosques da Starbucks, Café Suplicy e Havanna, que já existem em algumas unidades da Saraiva. Outras ações previstas para aumentar o tráfego de consumidores são a promoção de pocket shows e de noites de autógrafos com autores. A Saraiva ainda não definiu qual será o destino das demais 31 lojas da Siciliano que têm menos de 250 metros quadrados. Por limitação de espaço, não é possível copiar o modelo de megastore nem vender a mesma quantidade de itens das lojas da Saraiva.