SAP inaugura centro de dados no Brasil
Valor EconômicoCom um ano e meio de atraso, a SAP vai iniciar a operação de um centro de dados no Brasil. A estrutura atenderá clientes do sistema de gerenciamento de recursos humanos da companhia, o SuccessFactors. Segundo Cristina Palmaka, presidente da companhia, três clientes começarão a acessar o sistema a partir de meados de setembro - entre eles a JBS. A ideia é que outros migrem ao longo do tempo. "Ao mesmo tempo em que as empresas estão demitindo, elas têm uma demanda maior para gerenciar quem está na empresa, planejar e analisar a performance", disse a executiva.
Entre as vantagens para quem decide migrar para um centro de dados no Brasil estão a maior velocidade no acesso às informações e a adequação a requisitos regulatórios, como manter informações de clientes em território nacional. Microsoft e Oracle já haviam instalado centros no Brasil nos últimos três anos. O centro de dados da SAP funcionará em Tamboré (SP) dentro de uma unidade da Equinix, empresa americana que atua na locação de espaços para a instalação de centros de dados. O investimento foi de R$ 19 milhões.
Segundo Cristina, a inauguração foi adiada devido a uma revisão feita pela SAP em seus investimentos em centros de dados ao redor do mundo. A companhia, que vem investindo para migrar sua atuação para o modelo de computação em nuvem, pelo qual os sistemas são acessados via internet, tem atualmente 43 centros espalhados pelo mundo. No Brasil, afirma a executiva, as vendas de sistemas nessa modalidade têm crescido a um ritmo de dois dígitos percentuais. Segundo ela, o cenário para o Brasil é promissor. "Ainda tem uma jornada grande de transformação do país. Estamos olhando com atenção, mas temos visto bastante otimismo", disse.