03/10/19 13h51

São Pedro recebe investimentos na agricultura orgânica

Ação conjunta entre Secretaria de Agricultura e Sindicato Rural promove capacitação de produtores rurais da região

Governo do Estado de São Paulo

Depois dos impactos positivos da edição inaugural do curso de Produção de Tomate Orgânico, realizado em 2018, a Casa da Agricultura de São Pedro e o Sindicato Rural repetiram a parceria e deram início, em março, à segunda edição da capacitação, que atraiu um grande número de interessados. A ação conjunta ocorre em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

“Por ser um curso extremamente prático, tivemos que limitar o número de participantes a 15, porém a demanda para o ano que vem já está grande”, salienta o engenheiro agrônomo Leandro Biral, responsável pela Casa da Agricultura de São Pedro, município do interior de São Paulo.

Próximo do fim da edição de 2019, o profissional relata a dinâmica das aulas. “Contamos com uma parte prática e outra teórica, mas a ênfase é na prática, realizada na Chácara Videira, propriedade de um casal que pratica uma agricultura diversificada, tendo como carro-chefe a uva”, acrescenta Leandro Biral.

 

Demanda

O agrônomo atribui a crescente demanda por capacitação na área de produção orgânica a alguns fatores. “Trabalhamos com as temáticas orgânica e agroecológica no município desde 2015, mas agora ampliamos e melhoramos a divulgação dos cursos promovidos. Outros fatores também influenciaram, como a atual crise econômica, na qual muitas pessoas atribuem à atividade agrícola uma forma de reestruturação econômica”, completa.

Um fator de destaque no curso é a presença de produtores rurais convencionais interessados na transição para a agricultura orgânica. “Eles têm contribuído muito com a dinâmica do curso, pois trazem suas dúvidas e podemos esclarecer dúvidas, apresentar as tecnologias disponíveis que gerem impacto real na resolução dos problemas”, salienta o engenheiro agrônomo.

“Por fazer a comercialização de seus produtos na feira e estar em contato direto com os consumidores, eles também têm sido canais para nos mostrar a verdadeira demanda por produtos orgânicos e de bases sustentáveis”, finaliza Leandro Biral.