17/01/12 14h42

São Paulo tenta avançar em projeto de trem metropolitano

Brasil Econômico

Previsão do governo estadual é concluir trecho que liga São Paulo a Jundiaí até 2014

Em São Paulo, além dos investimentos no Rodoanel, o governo estadual começa finalmente a tirar do papel os projetos dos chamados trens regionais—traçados que ligam, por via férrea, a região metropolitana a outros polos industriais do estado.

“Para evitar a concorrência como trem-bala do governo federal, deixamos de lado os projetos que chegam a Guarulhos e São José dos Campos. Mas estamos avançados no cronograma do trem que liga São Paulo a Jundiaí”, diz o secretário de Transportes Metropolitanos do estado de São Paulo, Jurandir Fernandes. O governo também trabalha na construção de rotas até a Baixada Santista e Sorocaba, ambas ainda em planejamento.

O expresso que ligará Jundiaí até a estação Água Branca, na capital paulista, de todos, é o mais adiantado. O projeto está orçado em R$ 3 bilhões e deve ser concluído em 2014. O trajeto, de 45 quilômetros de extensão, aproveitará a área de operação da linha 7 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), onde serão instalados novos conjuntos de trilhos.

A estimativa é que a viagem de Jundiaí até a Água Branca — que faz conexão com o metrô Freguesia do Ó — dure 25 minutos. “Esse trecho é de extrema importância para desafogar o saturado sistema Anhanguera-Bandeirantes”, diz o secretário. O trecho até a Baixada Santista ainda não tem trajeto definido. No caso da linha até Sorocaba, o projeto funcional, que traz os principais pontos de instalação e operação, fica pronto em março, com previsão de conclusão em 2018.