11/01/12 14h35

São Paulo tem 3,9 médicos por mil habitantes

Diário de São Paulo

Levantamento do Ipea revela que estado é o terceiro com maior média de médicos do SUS por morador

Um estudo divulgado nesta terça-feira pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que o Norte e o Nordeste do país têm menos profissionais de saúde qualificados e menos médicos por mil habitantes do que a média brasileira, que é de 3,1. No Norte, esse número é de 1,9 e no Nordeste, de 2,4, enquanto o Sul e o Sudeste têm igualmente 3,7 médicos por mil habitantes. O Centro-Oeste tem 2,9 médicos por mil habitantes.

De acordo com a pesquisa, denominada Presença do Estado no Brasil, o estado de São Paulo tem 3,9 médicos por mil habitantes, atrás apenas de Sergipe, com 4,2, e do Rio Grande do Sul, com 4,1 (veja abaixo a tabela com a proporção em alguns estados).

Na análise dos números de leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) disponíveis para internação, o desfavorecimento das regiões menos desenvolvidas do país também se evidencia. O Sudeste tem 39% deles e o Sul tem 16%, enquanto o Norte tem 7,4%. O Nordeste aparece com 30% dos leitos disponíveis para internação e o Centro-Oeste, 8%.

Somente o estado de São Paulo tem 60.204 de leitos de internação, o equivalente a 18% do total disponível na rede pública do país.

“A intenção do Estado na Saúde não é proporcional à população e tampouco onde há casos de mais incidência de doenças. O Maranhão tem 1,3 médicos que atendem ao SUS por mil habitantes e o Rio Grande do Sul tem 4,1. Será que o Rio Grande do Sul tem mais problemas de saúde do que o Maranhão que justifiquem essa desproporção?”, questiona Marcio Pochmann, presidente do Ipea.