25/02/13 16h40

São Paulo sedia primeiro escritório da Universidade do Sul da Califórnia na América do Sul

Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano

A University of Southern California (USC) oficializa ainda parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado e acordo de cooperação acadêmica e de pesquisa com USP e FAPESP

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano (SDM), e a University of Southern California (USC) – líder mundial em educação e pesquisa – oficializam na próxima terça-feira, 26, acordo para troca de experiências e melhores práticas e capacitação técnica de profissionais da SDM e da Empresa de Planejamento Metropolitano – Emplasa.

A parceria tem como foco as áreas de planejamento e gestão, habitação, transportes, infraestrutura, desenvolvimento econômico, saneamento básico, finanças públicas e administração pública. Projetos de desenvolvimento metropolitano em curso no Estado, como o Plano de Ação da Macrometrópole, serão beneficiados com o acordo firmado com a USC, que anuncia ainda a abertura de seu escritório em São Paulo, o primeiro da instituição em toda a América do Sul. A escolha do estado deriva da relevância de São Paulo nas áreas de ensino e pesquisa e de sua influência em toda a América Latina.

A cerimônia de assinatura do acordo, marcada para o Palácio dos Bandeirantes, contará com a presença do Secretário Chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, do Secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, de C.L. Max Nikias, presidente da USC, do presidente da USC Board of Trustees, Ed Roski, e do reitor da USC Price School of Public Policy, Jack Knott.

“Esse acordo de cooperação consolida relações iniciadas em 2011, com a visita do reitor Jack Knott a São Paulo, e dará contribuições importantes para projetos em curso e em fase de implantação no Estado, como o Plano de Ação da Macrometrópole Paulista (PAM) e o Plano Metropolitano de Desenvolvimento Habitacional”, ressalta Edson Aparecido, ex-secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano e atual secretário-chefe da Casa Civil, que deu início às tratativas com a USC.

“A assinatura deste acordo deixa claro o objetivo da USC de colaborar com o desenvolvimento econômico e metropolitano de São Paulo e de todo o Brasil. É também neste contexto que se enquadra a parceria com a USP. O acordo com a FAPESP já vem trabalhando nesse sentido desde 2012. Esperamos aumentar essas importantes colaborações no Brasil”, afirma C.L. Max Nikias.

Incentivo à pesquisa
No dia 25 de fevereiro, a USC firmará convênio de cooperação acadêmica com a USP que engloba o intercâmbio entre estudantes, professores e pesquisadores das universidades. A USP também se tornará uma parceira da iPodia Alliance, aliança acadêmica mundial na área de engenharia. Liderado pela USC, o projeto inclui a Peking University (China), a National Taiwan University, o Technion - Israel Institute of Technology, o KAIST - Korea Advanced Institute of Science and Technology (Coréia do Sul), e a RWTH University of Aachen (Alemanha). A USP é a primeira universidade sul-americana a fazer parte do projeto.

Ainda na segunda-feira, 25/2, a USC e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), divulgarão a segunda Chamada de Propostas no âmbito do acordo de cooperação científica assinado em 2012. A primeira Chamada de Propostas aprovou, em agosto do ano passado, quatro projetos em colaboração entre cientistas da USC e de universidades do Estado de São Paulo USP.

O acordo de cooperação entre as instituições busca promover a cooperação científica e acadêmica internacional em todas as áreas de conhecimento entre pesquisadores no Estado de São Paulo e da USC. A segunda Chamada de Propostas prevê até US$ 20 mil por ano para apoio a cada um dos projetos selecionados pelas duas instituições.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, São Paulo concentra as melhores universidades públicas do País e responde por mais de 50% da produção científica nacional. “As parcerias entre USC, USP e FAPESP vão contribuir para o aprimoramento dos estudantes e pesquisadores, para o avanço do conhecimento, além de gerar novas práticas acadêmicas e estimular o desenvolvimento econômico sustentável do Estado.”

Sobre a University of Southern California
A University of Southern California, uma universidade privada de pesquisa localizada em Los Angeles, foi fundada em 1880. Tradicionalmente a entidade incentiva o intercâmbio acadêmico, o que fez dela a universidade americana com maior número de estudantes estrangeiros. Regida por um Conselho de Curadores, presidido pelo engenheiro CL Max Nikias, a USC reúne 38 mil estudantes, sendo 17.500 em cursos de graduação e 20.500 em cursos de pós-graduação. Além dos dois campi localizados na cidade de Los Angeles, a Universidade possui escritórios em oito países. Já foram alunos da universidade os cineastas George Lucas e Walter Salles e o astronauta Neil Armstrong.

25.02 segunda-feira

Evento: Assinatura de acordo de cooperação acadêmica (USP e USC)

Local: Reitoria – sala do Conselho Universitário situada à rua da Praça do Relógio, 109

Horários: 10h (cerimônia de abertura) 11h (Assinatura do convênio) 11h30 (tour USP).

Evento: Divulgação da segunda Chamada de Propostas do acordo de cooperação em pesquisa entre FAPESP e USC

Local: Sede da FAPESP, rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, São Paulo.

Horário: 16h

26.02 terça-feira

Evento: Assinatura de acordo entre USC e Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado.

Local: Salão dos conselhos - Palácio dos Bandeirantes - Av. Morumbi, 4.500, Portão 2

Horário: 10h

Evento: Comemoração pela Inauguração oficial do escritório da USC em São Paulo (mediante convite).

Local: Restaurante Figueira Rubaiyat – Rua Haddock Lobo,1738 – Jd.Paulista. Horário:13h