12/02/08 10h25

São Paulo retoma liderança do crescimento da indústria

Folha de S. Paulo - 12/02/2008

Apesar de, na média do ano, ter ficado em sexto lugar entre as 14 regiões pesquisadas pelo IBGE, a indústria de São Paulo encerrou o ano passado com o melhor desempenho do país. No quarto trimestre de 2007, a indústria paulista registrou um crescimento de 9,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. O mais interessante é que São Paulo retomou a liderança da indústria sem que Minas, que obteve na média o melhor desempenho do ano passado, tivesse registrado queda no seu crescimento. Minas se expandiu em 9% no último trimestre de 2007. A recuperação de São Paulo é importante porque é a região do país com uma estrutura industrial mais completa e integrada, o que pode ser relevante para dar continuidade ou até mesmo ampliar a expansão do setor nacionalmente. Apesar de ter terminado o ano na liderança, São Paulo demorou a começar a crescer no mesmo ritmo de outras regiões de melhor desempenho, como Minas Gerais. De acordo com o Iedi, somente quando a expansão industrial avançou mais e houve uma disseminação maior da expansão, liderada pelos setores de máquinas e equipamentos e pela indústria automobilística, a indústria paulista passou a comandar o processo.