27/11/23 15h53

São Paulo registra queda na taxa de desemprego no 3º trimestre

Atualmente, há 20 mil vagas de trabalho disponíveis nos PATs do estado

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SP

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) divulga nesta quinta-feira (23) quase 20 mil vagas de emprego disponíveis nas unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) em São Paulo. O estado registrou queda de 7,8% para 7,1% na taxa de desocupação apontada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em levantamento realizado no terceiro trimestre em comparação com os três meses anteriores.

O resultado em São Paulo refletiu na queda do desemprego no Brasil, de 0,3 p.p. no período, ou seja, de 8% para 7,7%. De acordo com a Fundação Seade, com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, somente São Paulo criou mais de 156 mil postos de emprego com carteira assinada no terceiro trimestre de 2023.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, para suprir a demanda de mercado, é fundamental capacitar mão de obra, por isso a importância dos programas de qualificação profissional e o envolvimento da sociedade. “É uma diretriz do governador Tarcísio de Freitas fazer a conexão do aprendizado com a empregabilidade, sendo assim, estamos atuando diretamente nas áreas geradoras de emprego. Dessa forma, movimentamos a economia e, consequentemente, desenvolvemos as regiões”

Além de São Paulo, somente Maranhão e Acre registraram diminuição no índice de desemprego. Já Roraima foi o único a ter aumento, enquanto as demais Unidades da Federação permaneceram estáveis.

Segundo a análise do IBGE, todas as regiões apresentaram redução no desemprego, O Sudeste, porém, foi o único a ter uma queda significativa do ponto de vista estatístico, de 7,9% para 7,5%.

Fonte: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/sao-paulo-registra-queda-na-taxa-de-desemprego-no-3o-trimestre/