São Paulo registra queda na taxa de desemprego no 3º trimestre
Atualmente, há 20 mil vagas de trabalho disponíveis nos PATs do estado
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SPA Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) divulga nesta quinta-feira (23) quase 20 mil vagas de emprego disponíveis nas unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) em São Paulo. O estado registrou queda de 7,8% para 7,1% na taxa de desocupação apontada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em levantamento realizado no terceiro trimestre em comparação com os três meses anteriores.
O resultado em São Paulo refletiu na queda do desemprego no Brasil, de 0,3 p.p. no período, ou seja, de 8% para 7,7%. De acordo com a Fundação Seade, com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, somente São Paulo criou mais de 156 mil postos de emprego com carteira assinada no terceiro trimestre de 2023.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, para suprir a demanda de mercado, é fundamental capacitar mão de obra, por isso a importância dos programas de qualificação profissional e o envolvimento da sociedade. “É uma diretriz do governador Tarcísio de Freitas fazer a conexão do aprendizado com a empregabilidade, sendo assim, estamos atuando diretamente nas áreas geradoras de emprego. Dessa forma, movimentamos a economia e, consequentemente, desenvolvemos as regiões”
Além de São Paulo, somente Maranhão e Acre registraram diminuição no índice de desemprego. Já Roraima foi o único a ter aumento, enquanto as demais Unidades da Federação permaneceram estáveis.
Segundo a análise do IBGE, todas as regiões apresentaram redução no desemprego, O Sudeste, porém, foi o único a ter uma queda significativa do ponto de vista estatístico, de 7,9% para 7,5%.